*Da Redação Dia a Dia Notícia
O senador Eduardo Braga, líder do MDB no Senado, deve ser anunciado nesta terça-feira (11) como o relator da reforma tributária. A escolha foi feita pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), após ouvir líderes de outros partidos. A informação foi divulgada pelo colunista Tales Faria, do UOL.
A escolha de Braga para relatar o texto da reforma está sendo festejada no Palácio do Planalto, apesar de ele ter anunciado restrições ao relatório inicial da Câmara em relação à Zona Franca de Manaus e à destinação para leis complementares dos pontos mais polêmicos do projeto. Porém, o plenário da Câmara acabou atendendo as reinvindicações da Zona Franca.
Quanto ainda aos itens polêmicos, o governo defende que sejam excluídos do projeto no Senado e façam parte de novas Propostas de Emenda Constitucional (PECs) enviadas à Câmara com tramitação paralela. Braga não se pronunciou sobre o assunto.
É possível que o senador participe nesta terça de uma reunião entre o presidente do Senado e o ministro da Fazenda, Fernand Haddad, para discutir a tramitação da reforma.
Pesou na escolha do senador sua experiência política em temas tributários. Ele foi líder do governo Dilma Rousseff no Senado, de março de 2012 a dezembro de 2014.
Na função, negociou a aprovação de leis como o projeto que unificou em 4% alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para operações interestaduais com produtos importados com o objetivo de por fim à chamada Guerra os Portos.