*Da Redação Dia a Dia Notícia
A campanha publicitária que utilizou ferramenta tecnológica para “trazer de volta” a cantora Elis Regina, morta em 1982, e se tornou alvo de uma representação ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
Na propaganda da Volkswagen, Elis aparece ao lado de sua filha, Maria Rita. As duas cantam juntas à música Como Nossos Pais. O comercial acaba passando a ideia de que Elis estaria viva atualmente.
O Conar informou que a representação foi aberta contra a Volkswagen e a AlmapBBDO, agência responsável pela campanha. Ainda de acordo com o órgão, a ação teria sido motivada por queixas de consumidores que questionaram se é ético ou não utilizar Inteligência Artificial em propagandas e se não é necessário respeitar a existência da artista e a veracidade.
Uma das Câmaras do Conselho de Ética do Conar deve julgar a representação ainda nas próximas semanas. Normalmente, o julgamento leva cerca de 45 dias após a abertura do processo para acontecer. O caso será julgado à luz do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
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