*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A previsão do tempo de oxigênio disponível no submarino Titan terminou por volta das 7h desta quinta-feira (22), após ficar desaparecido desde o último domingo (18), no Oceano Atlântico. A estimativa foi divulgada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, que segue realizando as buscas.
Conforme a previsão, foram realizados uma série de cálculos, como o horário do início da viagem. Porém, existem variáveis para a estimativa, como a quantidade de oxigênio que cada passageiro está consumindo.
Para o medicina hiperbárica Ken LeDez, da Memorial University em St John’s, é possível que as equipes de resgate tenham mais de tempo do que o estimado. Ele destacou que o oxigênio no Titan vai acabar gradualmente e, dependendo do estado em que estão os tripulantes, pode durar mais de tempo.
Sobre o caso
Durante uma expedição para os restos do Titanic, o submersível da empresa OceanGate desapareceu com o milionário britânico Hamish Harding, presidente da Action Aviation; o paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente da Engro, e seu filho Suleman; o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista nos destroços do Titanic; e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions.
De acordo com informações, durante o resgate estão trabalhando em conjunto equipes de resgate do Canadá e dos Estados Unidos, com auxílio de embarcações francesas, fazem buscas pela embarcação. Oito navios, além de aeronaves e sondas, trabalham para procurar pelo submarino na quarta. A operação é feita a 600 km da costa do Canadá.