*Da Redação Dia a Dia Notícia
Os bumbás Garantido e Caprichoso firmaram acordo com a Justiça do Trabalho para a redução de dívidas trabalhistas de dez anos. O trato ocorreu nesta terça-feira (20), a dez dias do Festival Folclórico de Parintins e em maio a uma suposta crise financeira do boi vermelho e branco.
A direção do Garantido, juntamente aos patrocinadores Samel, Amazon Best e Coca-Cola, firmou acordo para quitação de mais de trezentos processos na Justiça trabalhista. Com isso, R$ 1 milhão de repasses do Grupo Samel serão liberados para o pagamento dos débitos do bumbá vermelho. Já as outras duas empresas irão repassar 30% das cotas de patrocínio e recursos de bilheteria para uma conta judicial, por onde serão pagos os débitos.
A assessoria jurídica Thays Vasques, representante do Garantido, afirmou que a pretensão do boi é iniciar sua quitação ainda neste ano. Em nota, a associação considerou o dia histórico pela quitação de “dívidas de gestões anteriores”.
Já no lado azul, o presidente Jender Lobato assinou o acordo de redução nos débitos e considerou o feito “uma vitória da gestão”.
“A gente firma um acordo trabalhista depois de dez anos discutindo e buscando a melhor solução para o impasse junto ao Ministério do Trabalho. Nossa gestão tem buscado alinhar os trabalhos artísticos e administrativos para fazer nosso boi campeão dentro e fora da arena”, disse.
Lobato ressaltou que o acordo vinha sendo tentado desde 2020 e pontuou que, agora, “o Caprichoso está regularizado diante de seus trabalhadores e seus credores”.