*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) desaprovou as contas da campanha eleitoral do coronel Alfredo Menezes (PL) ao Senado Federal em 2022. O militar terminou a disputa em segundo lugar, perdendo a vaga para o senador Omar Aziz (PSD), que conseguiu se reeleger. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (12) por maioria de votos.
O relatório da condenação foi feito pelo desembargador Marcelo Vieira, em consonância com o parecer do Ministério Público Eleitoral, e foi acompanhado pelos juízes Marcelo Pires Soares, Victor Liuzzi e Carla Reis, corregedora e vice-presidente do tribunal.
O desembargador Kon Tsih Wang, contudo, divergiu do relator e pediu a retirada da penalidade contra Menezes, sendo acompanhado por Fabrício Marques.
A desaprovação ocorreu pelo atraso na entrega da prestação retificadora de alguns dos gastos com fretamento de avião, que precisavam de esclarecimentos, as quais foram feitas somente doze dias após o prazo final. Por isso, os desembargadores não consideraram os documentos no julgamento do mérito do processo. O Pleno decidiu que Menezes deve devolver R$ 81,8 mil aos cofres públicos. A decisão cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).