Search
booked.net
Search
Close this search box.

Conheça Bogotá, a terceira capital mais alta do mundo, que tem voo direto saindo de Manaus

Bogotá é considerada uma das metrópoles mais interessantes da América Latina e, não à toa, está entre os 25 melhores destinos da América do Sul

*Especial para o Dia a Dia Notícia 

Desde março de 2023, o Amazonas passou a contar com um novo voo direto de Manaus para Bogotá, capital da Colômbia, reforçando ainda mais a posição do estado como uma importante rota turística e de desenvolvimento no Brasil. O voo está sendo operado pela companhia aérea Avianca, que oferece quatro voos semanais para a nova rota, com saídas às 3h30 de Manaus na segunda, terça, quinta e sábado com chegada às 5h25 no Aeroporto El Dorado (BOG). A duração da viagem é em torno de duas horas e cinquenta minutos. Os preços são a partir de R$ 1.300.

Para viajar para a Colômbia, o brasileiro não precisa de passaporte ou visto de turismo – já que o país é um Estado Associado do Mercosul, mas é preciso levar o RG em bom estado e ainda tomar a vacina contra febre amarela. Na imigração da Polícia Federal, eles também pedem a carteirinha de vacinação da Covid-19, por isso, é bom estar com as vacinas em dia. Lá, se fala espanhol e a moeda é o peso colombiano.

Foto: Francia Avilas

Outro detalhe importante é que a cidade está localizada em uma das regiões mais altas do país.  Então, se você não está acostumado com altitude, leve sempre uma garrafinha de água e ande devagar — assim, você evitará problemas como falta de ar ou dor de cabeça, por exemplo. Uma recomendação é tomar o chá da folha da coca. Por lá, a média anual das temperaturas é de 18°C e 20°C. No inverno, a temperatura média é de 9°C, e no verão, é de 20°C. Devido ao clima ameno, é possível conhecer Bogotá, em qualquer época do ano.

Além de Manaus, a capital mineira, Belo Horizonte, também ganhou voo direto para Bogotá. Com essa nova rota é possível também você optar por conhecer Cartagena, San Andrés, Cali, Santa Marta ou Medellín, que são outras opções dos destinos colombianos. Ao chegar em Bogotá, é só comprar a passagem aérea para qualquer um desses destinos. Há também possibilidades de ir de carro ou ônibus.

Bogotá é a quarta cidade mais populosa da América do Sul e a terceira capital mais alta do mundo, se encontrando a 2.640 metros acima do nível do mar. Fica em um vale cercado pelos Andes e possui uma temperatura bastante agradável, com dias frescos e noites frias.

Atrações turísticas em Bogotá

Habitada desde 10.500 a.C., a cidade apresenta uma gama enorme de atrações turísticas que passam por toda a sua história, desde as tribos que ali viviam antes dos espanhóis chegarem até os dias atuais.

Bogotá é a cidade com maior número de universidades e centros de pesquisa do país, além de ter muitos teatros, bibliotecas e museus. A cidade possui diversos pontos turísticos interessantes espalhados na cidade, que é bem agitada. No Centro Histórico de Bogotá há casas do período colonial construídas nas pequenas ruas ainda calçadas com paralelepípedo. Bogotá é uma cidade enorme e, dependendo do seu roteiro, nem sempre será possível conhecer todos os lugares a pé. Algumas dicas para colocar no roteiro: La Candelaria (parte histórica), Museo Botero, Museo del Oro, Catedral de Sal de Zipaquirá (bate-volta), Cerro Monserrate.

Plaza de Bolívar e La Candelaria

Um lugar imperdível da Praça de Bolívar é a Catedral Primada, a primeira igreja de Bogotá, que foi construída em 1539 a pedido do fundador da cidade, Gonzalo Jiménez de Quesada.

Localizada no bairro La Candelária, a Plaza Simón Bolívar é um lugar repleto de história. Palco das principais manifestações populares do país, lá é onde se concentram os grandes prédios da cidade, como o Congresso Nacional, o Palacio Liévano (sede da Prefeitura de Bogotá), o Capitolio Nacional (Congresso da República), o Palácio de Justiça, o Palácio Arzobispal, a Capela do Sagrado e a Catedral Primada de Colômbia. Declarada Monumento Nacional em 1995, nesta praça o turista pode vivenciar a cultura local em todo o seu esplendor.

A Plaza de Bolívar leva o nome de Simón Bolívar, o líder militar nascido na Venezuela que desempenhou um papel fundamental na libertação da América Latina do jugo espanhol. Lembrando que o Museo Botero, a Casa de la Moneda e o Museo del Oro ficam a menos de 800 metros desta praça.

Museu do Ouro (Museo Del Oro)

Foto: Francia Avilas

O Museo del Oro é um museu super interessante, localizado no centro histórico. Tem um acervo de peças muito rico e belo, que contam um pouco da história vivida pelos índios pré-hispânicos. Lá há mais de 54 mil objetos no acervo.

Esse é um lugar em que vale a pena dedicar uma tarde ou manhã da viagem. Aqui você vai encontrar, além das peças em ouro, muitas em cerâmica, tecidos e outros materiais.

Zona Rosa e  Zona-T

Explorar o bairro da Zona Rosa está entre as principais atividades de o que fazer em Bogotá, principalmente se você gosta de caminhar por bairros modernos e limpos. Por lá há shopping e diversas lojas de marcas internacionais para fazer algumas compras.  A região também é uma ótima opção para curtir a noite, para quem gosta de baladas. Há bares, restaurantes e boates no entorno.

É bom também aproveitar a caminhada pelo bairro e conhecer a Zona T, o encontro de duas ruas exclusivas para pedestres e que formam a letra T (Carrera 12a com a Calle 83). Como lá há uma enorme variedade de bares e restaurantes é um ótimo lugar para fazer um descanso das compras, além de ser uma boa sugestão de onde caminhar para terminar o dia.

Catedral de Sal – Zipaquirá

Apesar de ter sido feita pelo homem, curiosamente a Catedral de Sal conquistou o título de Primeira Maravilha Natural da Colômbia –  devido ao seu enorme patrimônio cultural, religioso e ambiental. Com 183 metros de profundidade e dentro de uma mina de sal, o templo é outra dica de viagem surreal na Colômbia.

Fica a apenas 50 quilômetros  de Bogotá e é feita com 250 toneladas de sal. A iluminação fluorescente empresta tons roxos, azuis e rosas ao local. E a parte legal é que ela não é a única atração de sal para a sua viagem. A catedral está localizada no complexo temático Parque do Sal, que, em seus 32 hectares, reúne vários passeios interessantes, como o Museu da Salmoura, o Domo Salino, a Mina, a Barragem, áreas florestais e muito mais.

A Catedral de Sal fica na cidade de Zipaquirá, mas o acesso ao local é de Bogotá.

Cerro Monserrate

Estação de teleférico e funicular de Monserrate

Visitar o Cerro Monserrate é quase uma regra. Em uma altitude de mais de 3 mil metros, ele faz parte da Cordilheira Oriental, que pertence à Cordilheira dos Andes. Do alto do Cerro Monserrate, é possível avistar a capital e conhecer a Basílica Santuário del Señor Caído de Monserrate, construída em 1640, o mirante da capital, restaurantes e várias lojinhas.

Para subir, é possível usar o teleférico e o funicular. Se preferir, dá para chegar ao local a pé. Para os menos aventureiros, a melhor opção é o bondinho, conhecido por eles como funicular.

Lá no alto, após a igreja, há um corredor tomado de lojinhas, nos dois lados.

Museo de Botero

É um museu de arte localizado em La Candelaria, centro histórico e cultural da cidade de Bogotá. O museu surgiu a partir de uma doação de obras de arte feita pelo artista plástico colombiano Fernando Botero ao governo do seu país. Tal coleção é composta por 123 obras de autoria do próprio Botero e outras 85 obras de arte internacional.

O estilo de Botero é marcante, e as pessoas reconhecem suas obras por conter formas mais arredondadas e animais ou pessoas mais gordas – especialmente mulheres. As peças são realmente interessantes, e mesmo quem não é muito fã de museus costuma curtir essa visita. Dentre os destaques da coleção, encontra-se a famosa versão boteriana da Mona Lisa de Leonardo da Vinci, parte da primeira série de obras sobre a violência na Colômbia – Pablo Escobar, Tirofijo, Carrobomba, La masacre de Mejor Esquina e outros.

Museu Histórico da Polícia Nacional

O Museu Histórico da Polícia Nacional, em Bogotá, exibe um dos maiores troféus conquistados pelo governo colombiano na sua luta histórica contra o crime organizado: uma moto Harley-Davidson modelo 1990, de 1100 cilindradas, que pertenceu a Pablo Escobar, o lendário chefe do Cartel de Medellín.

A moto está em exibição em um pátio no sótão do museu que conta a história da polícia colombiana. A Harley-Davidson de Escobar, no entanto, está longe de ser a única atração da instituição, que ocupa quatro andares de um prédio em estilo neoclássico no coração de Bogotá.

Construído na década de 1920, o próprio imóvel já vale a visita, pois, além de ser considerado um monumento nacional, conta com um acervo com mais de mil objetos espalhados por 26 salas, cada uma dedicada a um aspecto da história da polícia colombiana.

Na sala coronel Francisco Ospina Cubillos, no terceiro andar, reúne um acervo de 400 armas, que vão desde artefatos pré-históricos até pistolas e metralhadoras contemporâneas.

Bogotá é uma grande metrópole, o que se vê pela população de 8 milhões de pessoas, pelos congestionamentos, mas também pela grandeza de atrativos e de passeios para todos os estilos de viajantes. Tanto que a cidade é cada vez mais procurada por viajantes tradicionais e mochileiros.

Comidas

As comidas da Colômbia têm forte influência espanhola, andina, africana, caribenha e crioula – os descendentes de espanhóis nascidos em colombiano, sem miscigenação indígena –, e há muitos pratos feitos com milho, banana, mandioca e abacate.

Almojábana: é o pão de queijo da Colômbia, no geral, tem sabor mais suave, está mais para pão do que para queijo.

A bandeja paisa é um prato nacional e você vai encontrá-lo em todos os cantos. Bem robusto, ele tem arroz branco, feijão, carne moída, linguiça, torresmo, ovo frito e abacate. Existem variações que podem incluir outras coisas, entre elas a arepa, um tipo de pão de milho. Há também o ajiaco que é o prato mais típico de Bogotá.

A bandeja paisa é um prato nacional e você vai encontrá-lo em todos os cantos. Prato do Andrés Carne de Res

É bom incluir no roteiro da viagem também a ida ao bar Andrés Carne de Rés. A rede possui restaurantes em vários locais na cidade. O ponto é famoso em toda capital por servir pratos deliciosos, ótimos drinks e por oferecer uma boa música. Além de tudo isso, a decoração exótica do local chama a atenção dos turistas, com muitas peças decorativas, cores e luzes.

Café

O café colombiano é considerado um dos melhores do mundo para muitos especialistas. Por isso, se você gosta de um bom cafezinho, não deixe de experimentar a bebida colombiana. A cafeteria mais famosa é a Juan Valdez Café, que possui centenas de lojas pelo país, inclusive nos aeroportos. É tipo a Starbucks colombiana.

O Café Juan Valdez é um dos cafés mais famosos do mundo.Para quem quer conhecer mais profundamente os cafés colombianos, a dica é fazer o tour sobre café em Bogotá.

A guia turística Francia Vilas é a nossa indicação para quem quiser fazer passeios por Bogotá. Instagram: @francia317 

Dicas importantes

Para telefonar, deve-se usar o código telefônico 57 para a Colômbia e 1 para Bogotá. A cidade tem um fuso horário de -2 horas em relação a Brasília, aumentando para – 3 horas no horário de verão brasileiro e diminuindo para -1 horas no horário de verão colombiano, de março a dezembro. Outra opção mais prática é fazer as ligações via WhatsApp.

Em Bogotá é possível ter acesso à internet por meio do wi-fi disponível nos restaurantes, bares e espaços turísticos. A internet é ótima. Outras opções são comprar chip de operadoras locais ou fechar um pacote roaming internacional com a sua operadora.

Apesar de ter um trânsito muito caótico, o sistema de transporte do Bogotá é simples. Claro que usar Uber ou pesquisar os preços de táxi são sempre recomendados para quem prefere mais praticidade. Pela praticidade, usar táxis é tranquilo. É possível pedir o táxi também pelo hotel, alguns até oferecem descontos, além de ser mais seguro.

A moeda usada na Colômbia é o Peso Colombiano (COP). Há notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000 e 50.000, e moedas de 50, 100, 200, 500 e 1.000. Como comprar no Brasil é muito difícil, então a solução é trocar a moeda por lá. Pode-se levar reais mesmo, pois a nossa moeda é bem aceita na Colômbia. Há cotações bem melhores do que cambiar em dólares. Até abril de 2023, 11 mil pesos colombianos equivale a R$1 real.

Uma ótima opção de estadias é na região de Teusaquillo, em Bogotá. Lá há vários hotéis de todos os preços. A área também dispõe de restaurantes, farmácias, padarias. É uma ótima localização para ficar hospedado. Algumas dicas: American Visa Hotel Tower, Risol Hotel, Blu inn Hotel, Grand Plaza Hotel, Hotel Platinum Suíte, Hotel Splendor by Friends Company, Santafé Boutique Hotel, Hotel 5 Elementos, entre outros.

O país está atuando fortemente contra a produção de cocaína, por isso, a polícia colombiana fica alerta a todo o momento e age rápido – e às vezes violentamente – diante de qualquer suspeita envolvendo maconha ou cocaína, tanto por porte ou uso. As duas drogas são ilegais.

 

As tomadas na Colômbia não são iguais as do Brasil. A voltagem é de 110 volts e as tomadas são de dois pinos chatos (tipo A) ou dois pinos chatos e um terceiro redondo (tipo B), veja foto ao lado.

 

 

 

 

*Por Audrey Bezerra – especial para o Turismo do Dia @turismododia_ . A jornalista viajou de férias para Bogotá.

Diretora-executiva do Dia a Dia Notícia. Jornalista formada há quase duas décadas. É associada à Fenaj e à Abraji. Pós-graduanda em Ciências Políticas pela Faculeste e MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político pela Estácio.

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.