*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Ibama terá que devolver a capivara Filó ao influenciador digital Agenor Tupinambá após a Justiça comprovar que o animal estava em um lugar sem estrutura adequada, em Manaus. A decisão ocorreu na tarde deste sábado (29), e foi motivo de comemoração de populares.
De acordo com a parlamentar Joana Darc, o centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) é um habitat diferente em relação ao que o grande roedor vivia em uma região ribeirinha, em Autazes, no interior do estado. A deputada estadual disse o Ibama não tem a estrutura superior a casa do jovem e precisa de aparelhamento para apreender o animal silvestre.
A população, ao tomar conhecimento sobre a decisão judicial, comemorou em frente a Superintendência do Ibama, no Distrito Industrial da cidade. Na entrada da estrutura, havia uma faixa em prol do roedor: “O Amazonas pela Filó”, escreveram os populares.
Agenor passa mal
Após entregar a capivara ao Ibama, Agenor foi impedido de visitar o animal dentro do Cetas, neste sábado. Há informações que um acordo entre as partes havia sido feito mas não foi cumprido, e uma funcionaria do órgão impediu a visita. Agenor chegou a passar mal, e precisou ser atendido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).