Search
booked.net
Search
Close this search box.

Conselhos Superiores da Ufam aprovam Plano de Biossegurança, que precede retorno das aulas

Membros do Conselho de Administração (Consad), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aprovaram o Plano de Biossegurança da Universidade. As reuniões dos Conselhos foram realizadas nos dias 15 e 24 de junho, e 13 e 14 de julho. A partir de agora, membros do Consepe trabalham na elaboração de um novo calendário acadêmico.

Voltado para a preservação da vida dos integrantes da comunidade universitária e dos visitantes externos da Universidade, o Plano de Biossegurança da Ufam é o documento que reúne as recomendações que a comunidade universitária deverá seguir para atenuar a propagação da Covid-19 no âmbito da Universidade, além de respaldar a Administração Superior quanto às medidas a serem adotadas para um retorno seguro das atividades universitárias presenciais.

Manter distância de, no mínimo, 1,5 metro entre as pessoas nos ambientes administrativos e acadêmicos; a priorização da forma remota para a realização de reuniões e ações pré-agendadas e atendimento ao público externo, além do estabelecimento de uma rotina de aferição da temperatura dos servidores em todas as Unidades Acadêmicas estão entre as diretrizes do Plano aprovado.

Entre as diretrizes estabelecidas estão a utilização obrigatória de máscara no ambiente universitário, o reforço na higienização dos veículos institucionais e o escalonamento de frequentadores dos estabelecimentos que ofertam serviços de alimentação, como Restaurantes Universitários e lanchonetes.

Compromisso com a coletividade

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destaca que não serão medidos esforços administrativos e acadêmicos para a preservação da saúde coletiva.

“O Plano de Biossegurança da Ufam […] representa nosso compromisso institucional com a questão da biossegurança que, doravante, será intrínseca ao cotidiano do ensino, da pesquisa e pós-graduação, da extensão e das demais atividades da Ufam”, declarou.

Ele ressalta a importância da responsabilidade individual de cada membro que frequenta a Universidade.

“Todos os membros da comunidade devem ler o Plano de Biossegurança, que será disponibilizado em breve, para que conheçam as novas regras, as ações que podem ou não podem ser efetuadas daqui para frente na Ufam, tendo em vista a preservação da saúde da coletividade”, disse o reitor.

Comissões locais de Biossegurança

As orientações gerais do Plano de Biossegurança deverão ser adequadas às especificidades de cada unidade. Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas, Órgãos Suplementares e demais setores devem nomear sua Comissão Local de Biossegurança (CLBio-Unidade).

A adequação do Plano de Biossegurança para sua Unidade, a supervisão do cumprimento das ações do Plano de Biossegurança, a solicitação, em tempo hábil, dos recursos materiais associados ao enfrentamento da pandemia e a participação e acompanhamento do planejamento para o retorno das atividades presenciais estão entre as responsabilidades da CLBio-Unidade que, junto com o dirigente do departamento, deve sempre considerar as orientações do Plano de Biossegurança Institucional.

*Informações da assessoria

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.