Search
booked.net
Search
Close this search box.

Tradição de “malhar o Judas” é mantida no Amazonas e em todo o Brasil neste Sábado de Aleluia

Foto: Helene Santos/SVM

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

A tradição da “malhação de Judas” ocorre durante este Sábado de Aleluia (08), no Amazonas e em todo o Brasil pelas ruas das cidades. O evento da Semana Santa traz o ato simbólico no qual populares se unem e confeccionam bonecos que representam Judas, o discípulo que traiu Jesus.

Durante a tradição, os bonecos mais confeccionados nesse período são os que representam políticos brasileiros, mas estão em foco também os grandes personagens da mídia também.

Esse período é relatado em passagem na bíblia como um dos maiores casos de traição da história. Atualmente, os cristãos simulam uma tortura contra Judas, usando bonecos que representam o apóstolo.

No Amazonas

Neste sábado, em nota pública nas redes sociais, os representantes do Boi-Garantido alegaram racismo cometido por meio de um boneco negro que supostamente estaria representando o presidente Antônio Andrade. A equipe do bumbá publicou a imagem com o material próximo a um estabelecimento do boi caprichoso e repudiou o ato.

“Até o turbante, símbolo de resistência para o povo negro, foi usado no boneco, ressaltando o racismo escancarado! Repudiamos veemente tal ação e esperamos, verdadeiramente, que o Boi Contrário se una conosco na luta antirracista, manifestando-se contrariamente a essa exposição absurda!”, diz o post.

A equipe ainda citou o racismo em forma de recreação durante sua fala contra a prática popular. Além disso, apontaram que estão “estarrecidos” com as imagens anexadas no post.

“O discurso da liberdade de expressão não pode se confundir com discurso de ódio. Em pleno 2023, com tantos debates raciais sendo trazidos à tona, inclusive o conceito de “racismo recreativo”, do eminente professor Adílson Moreira, certas “brincadeiras” não devem ser estimuladas em nome da “liberdade de expressão”, diz a publicação.

 No Brasil

Outra polêmica envolvendo a tradicional festa ocorreu com o Youtuber Felipe Neto, que se sentiu ameaçado de morte por seus rivais políticos ao ter seu rosto utilizado em um boneco. “Queria trazer vídeos divertidos aqui, mas infelizmente é com isso que tenho que lidar há 5 anos”, disse o comunicador em suas redes sociais.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.