*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta terça-feira (4), Donald Trump se apresentou à Justiça e deve se tornar o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser fichado em um processo criminal. Ele compareceu à Justiça de Nova Iorque e está sob custódia para audiência preliminar do caso que o acusa de subornar uma atriz pornô com verbas não declaradas durante sua campanha pela Casa Branca em 2016.
Na primeira audiência, Trump deve ouvir todas as acusações feitas contra ele, fornecer suas impressões digitais, fotografia e dados pessoais à Justiça americana, e ouvir seus direitos perante a lei, se tornando oficialmente réu do caso.
O caso envolve um pagamento clandestino de US$ 130.000 que seu agente, Michael Cohen, fez à estrela pornô Stormy Daniels, nos últimos dias de campanha de 2016. O pagamento, que Cohen disse ter feito sob orientação de Trump, garantiu que Daniels não tornaria pública sua história de ligação sexual com Trump.
Oficialmente, Trump está detido sob custódia, para que suas informações pessoais sejam colhidas e conduzido ao tribunal. Porém, Trump não deve ser algemado, pois permanecerá sob constante proteção policial.
Indiciado na semana passada, o ex-presidente negou todas as irregularidades e as acusações que ele enfrenta, que permanecem em sigilo. Informações iniciais davam conta de que seriam mais de 30 acusações contra ele.