Search
booked.net
Search
Close this search box.

Tatuadora indígena de 106 anos se torna a mulher mais velha a estampar capa da Vogue

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Apo Whang-Od, tatuadora indígena de 106 anos, se tornou a mulher mais velha a estrelar uma capa da Vogue. A edição da revista é a filipina.

Conhecida também como Maria Oggay, ela tem 106 anos e foi creditada pela publicação por ajudar a manter viva a forma de arte conhecida como batok, prática secular da tatuagem indígena.

“Aclamada como a última mambabatok de sua geração, ela imprimiu os símbolos da tribo Kalinga – significando força, bravura e beleza – na pele de milhares de pessoas que fizeram a peregrinação a Buscalan”, escreveu a revista, ao anunciar o destaque da capa.

“Épico” e “absolutamente inspiradora” foram alguns comentários deixados nas redes sociais para comentar a homenagem. Apo Whang-Od é moradora do vilarejo montanhoso de Buscalan e faz tatuagens desde a adolescência.

A tatuadora não tem uma certidão de nascimento, mas em 2017, recebeu uma identidade postal, que a permitiu ter acesso aos benefícios disponíveis para centenários nas Filipinas.

Apesar da idade, Whang-Od afirmou, em entrevista à revista, que pretende seguir fazendo tatuagens até o momento em que sua visão permitir.

“Por que não continuar tatuando enquanto eu posso ver? E só vou parar quando eu não puder mais enxergar. Até lá, seguirei deixando nas pessoas as marcas de Buscalan, as marcas de Kalinga”, afirmou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.