*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na cidade de Palmas, no Tocantins, um homem até o momento não identificado, confundiu o símbolo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com a bandeira LGBTQIA+ em uma vaga de estacionamento de um shopping e fez ofensas homofóbicas. Um vídeo gravado pelo homem gerou polêmica nas redes sociais nesta sexta-feira (24).
“Ao vivo, já tem a vaga para pessoas neurodiversas, quer dizer, pode ser gay, lésbica, sapatão, a desgraça que tiver aqui em Palmas. Já ta aqui em Palmas viu, isso aqui é PT viu”, diz no vídeo.
🚨BRASIL: Homem confunde símbolo do autismo com bandeira LGBTQIA+ e diz que shopping no Tocantins tem vaga especial para “gay, lésbica, sapatão…”.
pic.twitter.com/RIa3sNto6A— CHOQUEI (@choquei) March 24, 2023
Na quinta-feira (23), outro caso parecido aconteceu em um shopping na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Um homem também gravou uma vaga de estacionamento destinada para pessoas com autismo e afirmou que a vaga seria para “boiolas”, “viados” e “frescos”.
De acordo com a lei nº 12.764, de dezembro de 2012, pessoas autistas são consideradas Pessoas com Deficiência no Brasi, portanto, estabelecimentos públicos e privados podem se valer da fita quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização, para “identificar a prioridade devida às pessoas com autismo.