*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na tarde desta terça-feira (21), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado na Câmara dos Deputados se reúne para votar os requerimentos que pedem a convocação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para prestar esclarecimentos acerca dos atos de vandalismo em Brasília no dia 8 de janeiro deste ano.
O ministro é alvo de 15 pedidos de convocação, cerca 60% da pauta da reunião desta terça-feira está relacionada aos esclarecimentos que Flávio Dino precisa prestar.
Todos os pedidos de convocação foram representados por deputados federais de oposição ao governo atual. O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS), que preside o colegiado também é uma oposição ao governo do presidente Lula.
Entre os requerimentos que pedem a convocação do ministro está a do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que pede esclarecimentos sobre a visita de Flávio Dino ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
Entre as justificativas para os pedidos de convocação estão:
- O decreto de Lula que restringe regras de acesso a armas de fogo e revoga atos instituídos por seu antecessor, Jair Bolsonaro, além das mudanças na política da área;
- O encontro de Flávio Dino com lideranças de favelas em visita ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro;
- Eventuais omissões e falhas na segurança pública em Brasília, em 8 de janeiro deste ano, por parte do governo federal;
- Detalhar projetos do atual governo para a segurança pública;
- Ações do ministério para conter invasões de terra.