*Da Redação Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), iniciou as tratativas para agendar um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nos bastidores, aliados do presidente no Amazonas articulam a agenda, que ainda não teve confirmação. Apesar do apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, David Almeida já declarou no início do ano que Manaus está de portas abertas ao presidente petista.
O prefeito da capital amazonense sempre deixou clara sua oposição às candidaturas de esquerda e declarou apoio a Bolsonaro no segundo turno. Entretanto, David Almeida também sempre teceu críticas ao ex-presidente quando ele posicionou-se contra os interesses de Manaus e do Amazonas.
Uma das causas da insatisfação de Almeida com Bolsonaro foi o descumprimento da promessa de enviar R$ 1 bilhão para obras na capital. Outra situação que colocou os então aliados em campos opostos foi a articulação da área econômica do governo Bolsonaro, chefiada pelo ex-ministro Paulo Guedes, em prejudicar a Zona Franca de Manaus (ZFM) por meio da redução generalizada do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), diminuindo a competitividade do polo industrial manauara frente a outros parques industriais do Brasil.
David Almeida se refere à gestão de Bolsonaro como um ‘governo de burros’
David Almeida compara Menezes a homem que traiu Tiradentes: ‘quem boicota o David, boicota a cidade de Manaus’
Apesar do encontro ainda não ter sido confirmado, o presidente Lula não deverá negar agenda ao prefeito de Manaus. O petista tem mostrado abertura para conversar com opositores do período eleitoral, como o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os dois encontraram-se nos últimos dias para acertar o auxílio às vítimas das chuvas no Litoral Norte paulista.
Portas abertas
Em janeiro, durante o evento de lançamento da obra do viaduto Prefeito José Fernandes, na Avenida das Torres, o prefeito David Almeida declarou que Manaus estava de portas abertas ao presidente Lula. O gestor fez a declaração ao lado deputado estadual Sinésio Campos, líder e presidente do Partido dos Trabalhadores no Amazonas.
“Venha para cá, ‘Gigante da Zona Leste. O Sinésio vai ‘ajudar pouco já Manaus’, agora com o Lula presidente”, disse o prefeito.