*Da Redação do Dia a Dia Notícia
As agremiações do Grupo de Acesso B foram as primeiras escolas de samba a desfilar na noite dessa quinta-feira (16) na temporada do Carnaval de 2023, no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, o Sambódromo, em Manaus. Oito agremiações apresentaram enredos que retrataram do erudito Claudio Santoro ao popular boi-bumbá.
Os desfiles continuam com a apresentação das agremiações do Grupo de Acesso nesta sexta-feira (17) no Sambódromo. Somando a isso, no sábado (18), ocorrerá o show das oito escolas de samba do Grupo Especial.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Leões do Barão de Açu
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Leões do Barão de Açu abriu o desfile com o enredo “Manaus, Calor? Só o humano”, que abordou a gastronomia manauara e as emoções de um turista na capital Amazonense. Além disso, a escola desfilou com sete alas, mais a bateria “Leões indomáveis” e a alegoria “Manaus meu encanto”.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Gaviões do Parque
A segunda a se apresentar foi o Grêmio Recreativo Escola de Samba Gaviões do Parque, que homenageou a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, irmã do prefeito de Manaus, David Almeida. No momento, foram utilizadas sete alas, mais a bateria “Funcionários da Semed” e a alegoria “ABC – A beleza do aprendizado”, a escola fez uma homenagem a todos os professores e à arte de ensinar por meio da história da educadora e gestora Dulce Almeida.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Meninos Levados brilhar
Após isso, foi a vez do Grêmio Recreativo Escola de Samba Meninos Levados brilhar, com o enredo que homenageou os tempos áureos da escola de samba Sem Compromisso, que já figurou entre as grandes do Grupo Especial de Manaus.
Com o enredo “Meninos Levados conta a História da Sem Compromisso nos Dias de Glória”, distribuído em 11 alas, mais a bateria e duas alegorias – o carro abre-alas “Hotel Cassina” e o tripé “Joana Galante” -, a escola retratou os grandes desfiles apresentados pela Sem Compromisso na avenida Djalma Batista e no Sambódromo.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Mauá levou o enredo
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Mauá levou o enredo “Amor de Coração” para a avenida, retratando tanto o sentimento quanto a saúde do coração.
A agremiação contou sua história de amor na Passarela do Samba, por intermédio de nove alas, comandadas pela bateria “Bate Forte Coração” e a alegoria “Coroa Coração Imperium”.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Legião de Bambas
Em seguida, foi a vez do Grêmio Recreativo Escola de Samba Legião de Bambas passar pela avenida com sua homenagem ao maestro amazonense Claudio Santoro, que ganhou o mundo com suas composições.
Em 11 alas, mais a bateria e três alegorias “Orquestra Sinfônica” – o abre-alas com o cachorro símbolo da agremiação, o carro alegórico “Orquestra Sinfônica e o Teatro Amazonas” e o tripé “Tempos difíceis”, que trazia uma bruxa -, a escola mostrou a vida e obra de Claudio Santoro no local que abriga um liceu de artes que leva seu nome.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Ipixuna
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Ipixuna uniu Carnaval e boi-bumbá ao levar a lenda “Karu: Toda arte e poesia” à Passarela do Samba, em uma homenagem ao boi-bumbá Caprichoso.
Em 12 alas, comandadas pela bateria “Garraça – Marujada de Guerra”, e três alegorias – “Culto a Ápis”, “Do Maranhão ao Amazonas” e “Rituais”, a escola mostrou que boi-bumbá dá samba na avenida.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Coophasa
Mostrando que a alegria está presente nas pequenas coisas da vida, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Coophasa levou ao Sambódromo, o enredo “No reino da alegria… Brilham as cores da folia”.
Em oito alas, ao ritmo da bateria “Sinfonia da Corte” e com o tripé alegórico “O Reino da Alegria na Era Monocromática e o Mensageiro da Esperança”, a escola deu o recado que Carnaval tem tudo a ver com alegria e felicidade.
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Cidade Nova
Encerrando a primeira noite de desfiles, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Cidade Nova enveredou pelos caminhos das religiões afro-brasileiras com o enredo “Cidade Nova é fogo e Justiça, Xangô no reino do Norte”.
Xangô e sua corte foram apresentados em 10 alas, ao comando da bateria “Entre todos os reinos”, mais duas alegorias: “Xangô, o Rei Absoluto” e “Festa na Pedreira”.