Search
booked.net
Search
Close this search box.

Eleições 2024: Primeira pesquisa em Coari (AM) mostra alta rejeição de Keitton Pinheiro e empate com Robson Tiradentes

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

Na primeira pesquisa eleitoral realizada no município de Coari (a 362 quilômetros de Manaus), o atual prefeito Keitton Pinheiro (PP) ainda figura em primeiro lugar, mas é prejudicado por uma alta rejeição. O membro do grupo político da família Pinheiro aparece com 31% de potencial de votos, empatado tecnicamente, dentro da margem de erro, com Robson Tiradentes Jr. (PSC). A rejeição eleitoral ao nome de Keitton, contudo, tem potencial de 39,8%, bem acima dos demais adversários.

O número é semelhante à rejeição de sua gestão entre os entrevistados. De acordo com os dados da Perspectiva Mercado e Opinião, instituto que realizou a pesquisa, Keitton Pinheiro tem sua administração rejeitada por 38,9%, incluindo aqueles que consideram seu governo como regular negativo, ruim ou péssimo. Em contrapartida, 39,1% dos entrevistados considera sua administração como ótima, boa e regular positivo.

 

Além de Keitton e Robson, outros candidatos também pontuam na pesquisa eleitoral. Zé Henrique (PL) aparece em terceiro lugar, com 22% de potencial de votos. Em seguida, Harben Avelar (Patriota) possui a quarta colocação com 18,8%. O último colocado é o radialista Raione Queiroz, com 5,2%. O último partido de Raione foi o PHS, incorporado pelo Podemos em 2019.

 

 

A alta rejeição de Keitton em relação aos demais candidatos pode frustrar seus planos de reeleição, segundo os dados da pesquisa eleitoral.

 

 

Existe, entretanto, uma possibilidade de manter o poder de Coari dentro do núcleo da família Pinheiro. Caso o ex-prefeito Adail Pinheiro, patriarca do grupo político, consiga resolver suas pendências com o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), ele poderá ser candidato no lugar de Keitton. Devido à sua alta popularidade entre os habitantes do município, a probabilidade de vencer as eleições é alta, caso concorra.

Atualmente, a família possui representantes também no legislativo estadual e federal. Filhos de Adail Pinheiro, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos) e o deputado federal Adail Filho (Republicanos) continuam a atuação do grupo na política amazonense.

O estudo realizado pela Perspectiva Mercado e Opinião entrevistou 300 pessoas por telefone e possui margem de erro de 5,6% para mais ou para menos. O instituto foi um dos poucos que teve resultados próximos da realidade nas eleições gerais de 2022, sendo o único levantamento a apontar a presença do senador Eduardo Braga (MDB) no segundo turno, no qual acabou derrotado pelo governador Wilson Lima (União).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.