*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Na primeira pesquisa eleitoral realizada no município de Coari (a 362 quilômetros de Manaus), o atual prefeito Keitton Pinheiro (PP) ainda figura em primeiro lugar, mas é prejudicado por uma alta rejeição. O membro do grupo político da família Pinheiro aparece com 31% de potencial de votos, empatado tecnicamente, dentro da margem de erro, com Robson Tiradentes Jr. (PSC). A rejeição eleitoral ao nome de Keitton, contudo, tem potencial de 39,8%, bem acima dos demais adversários.
O número é semelhante à rejeição de sua gestão entre os entrevistados. De acordo com os dados da Perspectiva Mercado e Opinião, instituto que realizou a pesquisa, Keitton Pinheiro tem sua administração rejeitada por 38,9%, incluindo aqueles que consideram seu governo como regular negativo, ruim ou péssimo. Em contrapartida, 39,1% dos entrevistados considera sua administração como ótima, boa e regular positivo.
Além de Keitton e Robson, outros candidatos também pontuam na pesquisa eleitoral. Zé Henrique (PL) aparece em terceiro lugar, com 22% de potencial de votos. Em seguida, Harben Avelar (Patriota) possui a quarta colocação com 18,8%. O último colocado é o radialista Raione Queiroz, com 5,2%. O último partido de Raione foi o PHS, incorporado pelo Podemos em 2019.
A alta rejeição de Keitton em relação aos demais candidatos pode frustrar seus planos de reeleição, segundo os dados da pesquisa eleitoral.
Existe, entretanto, uma possibilidade de manter o poder de Coari dentro do núcleo da família Pinheiro. Caso o ex-prefeito Adail Pinheiro, patriarca do grupo político, consiga resolver suas pendências com o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), ele poderá ser candidato no lugar de Keitton. Devido à sua alta popularidade entre os habitantes do município, a probabilidade de vencer as eleições é alta, caso concorra.
Atualmente, a família possui representantes também no legislativo estadual e federal. Filhos de Adail Pinheiro, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos) e o deputado federal Adail Filho (Republicanos) continuam a atuação do grupo na política amazonense.
O estudo realizado pela Perspectiva Mercado e Opinião entrevistou 300 pessoas por telefone e possui margem de erro de 5,6% para mais ou para menos. O instituto foi um dos poucos que teve resultados próximos da realidade nas eleições gerais de 2022, sendo o único levantamento a apontar a presença do senador Eduardo Braga (MDB) no segundo turno, no qual acabou derrotado pelo governador Wilson Lima (União).