Diz a lenda que a saliva do cachorro ajuda a curar as feridas, que basta uma lambida do animal para começar o processo de cicatrização, certo? Errado!
De acordo com os veterinários, a boca do seu cãozinho tem mais de 400 espécies de bactérias, assim como a dos seres humanos, mas nossos pets têm bactérias que não são comuns aos homens e podem, sim, causar doenças sérias, segundo o Metro Jornal.
Entre as bactérias encontradas na saliva dos cães está a ‘Pasteurella multocida‘, associada à meningite, a ‘Capnocytaphaga caninorsus‘, associada à septicemia e a ‘Salmonella typhi‘, associada à salmonelose (infecção que causa diarreia, febre, cólicas abdominais e vômitos).
“Então não posso mais deixar meu cão me lamber?” Também Não! As contaminações ocorrem através dos olhos, nariz e boca. Isso também vale para feridas expostas. Mas uma lambida na sua mão ou braço não vai causar nenhum problema de saúde, deixe seu cãozinho te lamber até cansar e depois simplesmente lave as mãos com água e sabão.
Não esqueça que a lambida é uma demonstração de carinho do animal e é importante para fortalecer a relação dele com seu dono.
Para lembrar:
- Não permita que os cães lambam as regiões da boca, nariz e olhos
- Nunca deixe seu animalzinho lamber feridas expostas
- Lave sempre as mãos após brincar com seus cachorros
- Mantenha seu cachorro vacinado e vermifugado