Search
booked.net
Search
Close this search box.

FCecon vai mapear genomas de familiares de pacientes portadores de câncer no Amazonas

Foto: Reprodução

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) vai mapear o genoma, registro do perfil clínico e epidemiológico dos pacientes e familiares principalmente portadores de câncer de mama, próstata e colorretal pelo projeto Mapa Genoma Brasil. O levantamento iniciou neste mês de janeiro.

O órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) visa avaliar o histórico familiar dos pacientes, fator importante para o risco de desenvolvimento destes tumores. A proposta é que o levantamento dure um ano, podendo ser prorrogado por mais um triênio.

Foto: Reprodução

A pesquisa é desenvolvida em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, FCecon e Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi-SUS). Também participam instituições de capitais das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Rastreio pela FCecon

A enfermeira do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Delciany Mylla Parente, informou que a FCecon foi escolhida devido à localização na capital amazonense e à infraestrutura para a seleção, coleta, armazenamento e envio de amostras biológicas para o centro coordenador.

“Com o apoio da equipe multiprofissional da FCecon será possível realizar a busca e rastreamento dos pacientes. Contamos também com o apoio do corpo clínico médico para auxiliar-nos na coleta da amostra genética”, disse Mylla.

Participam como coordenadores da pesquisa a gerente do serviço de Mastologia, mastologista Hilka Espírito Santo, o urologista Giuseppe Figliuolo e a pesquisadora da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP/FCecon), Valquíria Alves Martins.

Câncer de mama e coleta de informações

De acordo com Hilka, a escolha do tumor se deve ao impacto na incidência e mortalidade na população brasileira. Estimam-se para o Amazonas, 500 novos casos de câncer de mama em 2023. O tumor é o segundo mais frequente entre mulheres do estado.

“O mapeamento dos pacientes e familiares dos três tipos de câncer possibilitará a implementação de estratégias para a redução dos riscos dos tumores e diagnóstico precoce, tanto para a população em geral quanto para os grupos de alto risco para o desenvolvimento dos cânceres”, explicou Espírito Santo.

Foto: Reprodução

Conforme a doutora Valquíria Alves, o projeto coletará informações, através de entrevistas e coleta de material biológico de pacientes e de familiares, para montar um banco de dados, com informações genéticas, clínicas e epidemiológicas.

“Pretende-se identificar mutações genéticas que contribuam com a hereditariedade e ao agravamento da doença. Assim, conheceremos o perfil populacional, permitindo personalizar o fluxo de atendimento de pacientes para alto risco de câncer”, explicou Alves.

As pesquisas tem como objetivo proporcionar a assistência e fortalecer os grupos de pesquisa local, contribuindo para inserção das pesquisas como base estratégica para desenvolvimento da oncologia na região.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.