*Victor Cavalier – Da Redação do Dia a Dia Notícia
A árbitra de futebol Catarina Branco apresentou pela primeira vez o cartão branco no último sábado (21) no Estádio da Luz, em Portugal, durante o confronto entre Benfica e Sporting, pela taça nacional feminina. A iniciativa tem como objetivo reconhecer o fair play, que implica no jogo justo ou apresentar espírito esportivo.
O ‘cartão do bem’ não poderá punir membros de equipes do desporto, mas funciona como homenagem para atletas ou membros da comissão técnica. O material foi aprovado em 2018 pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em apoio ao fair play, que engloba ações de um jogo justo e as boas atitudes dentro ou fora das quatro linhas.
A questão ética no futebol também ocorre quando um jogador entrega a bola para o adversário após o árbitro marcar em prol do seu time erroneamente. Outro exemplo é o jogador assumir quando comete uma falta, pedindo desculpas para o adversário e ajudando-o a se levantar.
Primeira aplicação no futebol
Durante o jogo histórico os médicos das duas equipes receberam o cartão branco após atenderem rapidamente um torcedor que passou mal e desmaiou nas arquibancadas. Na ocasião, os torcedores dois dois times ficaram de pé e aplaudiram os médicos. Cerca de 15 mil pessoas estiveram no estádio durante a vitória do Benfica por 5 a 0 sobre o Sporting.