*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O ator brasileiro Wagner Moura foi indicado nessa quarta-feira (18/1) ao prêmio Annie Awards, conhecido mundialmente como o Oscar da animação, na categoria “Melhor Atuação de Voz em Filmes” por seu trabalho como o personagem Lobo no longa-metragem “Gato de Botas 2: O Último Pedido”. O filme está em cartaz em cinemas de todo o Brasil e ainda foi indicado para outras cinco categorias da premiação: Melhor Filme, Melhor Design de Personagem, Melhor Design de Produção, Melhor Storyboarding e Melhor Editorial.
Wagner Moura divide o palco animado com atores de peso como Antonio Banderas (Gato de Botas), Salma Hayek (Kitty Pata-Mansa), Florence Pugh (Cachinhos Dourados) e Olivia Colman (Mamãe Urso). No Brasil, o Lobo é dublado Sérgio Moreno, conhecido por ser uma das vozes de Mickey Mouse. Os demais personagens são dublados, respectivamente, por Alexandre Moreno, Miriam Ficher, Giovanna Ewbank e Isabela Quadros.
O brasileiro ainda disputará a premiação com David Bradley e Gregory Mann, que deram voz a Gepeto e Pinóquio em “Pinóquio por Guillermo del Toro”, Jenny Slate, que deu voz a Marcel em “Marcel the Shell with Shoes On”, e Zaris-Angel Hator, por dar voz a Maise em “A Fera do Mar”.
A premiação está marcada para ocorrer em 25 de fevereiro, data da 50ª edição do Annie Awards.
Wagner Moura é conhecido nacionalmente por papéis marcantes em filmes e novelas. No cinema, seus personagens de maior destaque foram Zico (Carandiru), Boca (Ó Paí, Ó) e o Capitão Nascimento (Tropa de Elite). Na televisão, seu personagem mais memorável é o vilão Olavo Novaes, da novela “Paraíso Tropical”, que ficou marcado pelas cenas de amor e ódio com a prostituta Bebel, interpretada por Camila Pitanga.
Internacionalmente, estreou no filme “Elysium” (2013) ao lado de Matt Damon, Jodie Foster e a brasileira Alice Braga. O papel que o alçou ao estrelato fora do Brasil foi o do traficante Pablo Escobar, na série “Narcos”, da Netflix, em agosto de 2015. A atuação lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro 2016 na categoria Melhor Atuação em Série Dramática, mas o prêmio acabou nas mãos de Jon Hamm, intérprete do personagem Don Draper em “Mad Men”.