*Victor Cavalier – Da Redação do Dia a Dia Notícia
A primeira-dama Janja Lula da Silva escolheu o quadro da artista amazonense Mady Benzecry para expor na frente do seu gabinete no Palácio do Planalto, em Brasília. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (13) nas redes sociais. A foto que remete a figuras de religiões de origem africana “retrata a força da ancestralidade feminina”, disse Janja.
“Mais cores e brasilidade no Palácio do Planalto! Esta obra da artista amazonense Mady Benzecry, que retrata a força da ancestralidade feminina, está exposta agora na entrada do meu gabinete. Inspiração para trabalhar muito pela valorização da cultura brasileira”, escreveu Janja.
Confira o post:
Na pintura é possível perceber um ritual religioso em frente das águas sendo realizado por um grupo de mulheres negras que estão vestidas de branco.
Sobre a artista
Mady Benoliel Benzecry foi uma poeta e pintora que nasceu em Manaus em 1933, filha de um judeu marroquino-português. Após isso, ela se mudou para o Rio de Janeiro e dedicou-se as artes plásticas. A artista faleceu em 2003.
“A menina Mady cresceu para dentro, nas asas da sua imaginação poética, contrabalançando na alma duas forças rivais: uma sensibilidade especial, que a fragilizava emocionalmente, e uma saudável rebeldia aquariana, que lhe daria forças e obstinação para libertar-se das amarras da vida provinciana e ir ao encontro da sua própria realização individual”, disse o escritor Mario Margutti, sobre Benzecry na obra “Batista e Mady: vida e obra: embaixadores da alma brasileira”.