*Da Redação Dia a Dia Notícia
Após invadir e vandalizar o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto na tarde deste domingo (8), manifestantes contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) invadiram o Supremo Tribunal Federal (STF) e destruíram o plenário.
🚨AGORA: Bolsonaristas se ajoelham na frente do STF enquanto levam spray de pimenta na cara. Eles tentam invadir o prédio da Suprema Corte. pic.twitter.com/hAD6EeQS5I
— CHOQUEI (@choquei) January 8, 2023
Há relatos de que manifestantes armados estão atirando contra a segurança mobilizada na região do prédio. Parte da invasão está sendo transmitida ao vivo por João Salas, ativista bolsonarista investigado pelo STF.
A segurança do STF havia sido reforçada previamente para impedir eventuais tentativas de invasão ao prédio da Corte, localizado na Praça dos Três Poderes, porém a medida não foi o suficiente para conter os manifestantes.
🚨URGENTE: Bolsonaristas invadem o STF. Eles destroem nesse momento o plenário. pic.twitter.com/x6NGo45jqy
— CHOQUEI (@choquei) January 8, 2023
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se manifestou no Twitter: “Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça.”
Os atos seguem em Brasília e a polícia tentar conter os manifestantes com o uso de bombas de efeito moral e gás de pimenta.