Senadores questionaram nesta terça-feira a ampliação dos vetos no projeto que trata do uso obrigatório de máscaras e comentaram a divulgação do teste positivo do presidente Jair Bolsonaro para covid-19. O primeiro veto já havia liberado escolas, comércios e igrejas do uso obrigatório, e nesta semana, por meio de mensagem presidencial, Bolsonaro estendeu a isenção para presídios e unidades socioeducativas. A Rede Sustentabilidade e o PDT acionaram o Supremo Tribunal Federal contra a mensagem. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu ainda que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, devolva a mensagem ao Executivo.
O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, que já contraiu covid-19, desejou que Bolsonaro se recupere da doença e que agora que a conhece em primeira mão, pare de minimizar sua gravidade e tome as rédeas do controle da pandemia.
“Chegou a hora do presidente se conscientizar que essa doença é grave, que precisa ter um comando e uma articulação nacional pra gente evitar o maior número de vítimas, salvar as vidas. Além disso, o presidente mostrou pouca empatia pouco sentimento com as vidas perdidas ao longo desta pandemia. Agora é hora dele mudar a sua posição e se envolver mais no combate a pandemia.”
Fonte: Agência Senado