*Da Redação Dia a Dia Notícia
A ativista indígena Txai Suruí e sua mãe Ivaneide Bandeira Cardozo, que luta há mais de 30 anos pela preservação da Amazônia, foram premiadas com o troféu ‘Especial Inspiração’ durante o ‘Melhores do Ano’ nesse domingo (25/12). A premiação foi exibida no Domingão do Huck, na TV Globo. Elas receberam o prêmio das mãos da atriz Dira Paes.
Ivaneide, ou Neidinha, é fundadora da Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé, da qual Txai também faz parte. A organização luta contra os crimes ambientais e em defesa dos direitos dos povos indígenas desde a década de 1990. Nos últimos anos, elas dedicaram-se a denunciar invasões, grilagem e derrubada ilegal da floresta dentro de territórios indígneas e reservas ambientais devido à falta de políticas públicas ou conivência do governo de Jair Bolsonaro (PL).
No anúncio da premiação, Dira Paes destacou que Txai “se tornou conhecida mundialmente ao discursar na Conferência do Clima (COP-26) em 2021, diante dos maiores líderes globais”. A ativista dedicou seu prêmio aos povos indígenas e denunciou os ataques que as populações isoladas têm sofrido.
“Nos últimos dias a gente teve mais uma liderança guarani-kaiowá assassinada. A gente tem os povos isolados em Rondônia mais uma vez sobre pressão. Eu não poderia deixar de subir aqui sem fazer essa denúncia. Porque esse território, esse chão que a gente tá pisando é terra indígena”, declarou.