*Da Redação Dia a Dia Notícia
Considerado o maior aquário cilíndrico do mundo, o AquaDom localizado em Berlim, na Alemanha, explodiu na manhã desta sexta-feira (16). O aquário comportava cerca de um milhão de litros de água e ficava dentro de um hotel. Com o incidente, cujas causas ainda não foram apontadas, parte dos 1.500 peixes que viviam no tanque se espalhou pelo lobby do hotel e foram parar na rua.
#Mundo 🐟 Estalla #AquaDom, el acuario cilíndrico más grande del mundo, ubicado en el interior del hotel Radisson con más de 1.500 peces tropicales casi un centenar de especies distintas, muchos de los cuales han acabado arrastrados a las alcantarillas de #Berlín.@JLM_Noticias pic.twitter.com/bWU00tN61I
— Hidrocálido (@hidrocalidod) December 16, 2022
Duas pessoas ficaram feridas sem gravidade pelos estilhaços de vidro, segundo a polícia de Berlim. Todos os peixes morreram, de acordo com a administração da atração. Um hóspede do hotel disse que o estouro se parecia com um terremoto.
Dentro do mesmo complexo onde fica o aquário há também um museu, além de lojas e restaurantes, que não foram afetados, segundo a polícia.
Bombeiros que fizeram buscas no local disseram que não há vítimas, o incidente aconteceu por volta das 05h40no horário local (01h40 no horário de Brasília), quando a atração estava fechada para visitação.
🟠 Revienta en Berlín 🇩🇪 el AquaDom, el mayor acuario cilíndrico del mundo, ubicado en un hotel.
🔸 Albergaba 1.500 peces tropicales y alrededor de un millón de litros de agua.
🔸 Se reportó 2 personas heridas y el torrente de agua inundó los comercios cercanos.#AM1080 📻 pic.twitter.com/kTGe6OrQ1Y
— Monumental AM 1080 (@AM_1080) December 16, 2022
As ruas no entorno ficaram parcialmente alagadas e chegaram a ser interditadas. A avenida que liga a Alexanderplatz ao Portão de Brandeburgo, dois dos principais pontos turísticos da cidade, foi fechada de manhã mas reaberta horas depois.
Os 350 hóspedes do hotel que ficam ao lado do aquário foram desalojados do local e levados a ônibus que serviram de abrigo temporário por conta da baixa temperatura registrada nesta sexta na capital alemã, no momento do incidente, fazia -7ºC no centro da cidade, segundo serviços de meteorologia.