*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) entregou os diplomas que consagram a eleição do governador Wilson Lima (União) e o vice-governador eleito Tadeu de Souza (Avante). A cerimônia iniciou no fim da tarde desta segunda-feira (12/12). Em seu discurso, Wilson destacou que está mais maduro na política, conhecendo melhor a máquina pública e o estado do Amazonas, e que irá dialogar com todos para construir “uma sociedade cada vez mais justa”.
Após a entrega de todos os diplomas, o governador Wilson Lima discursou agradecendo a Deus, seus familiares e ao povo do estado do Amazonas. O mandatário relembrou sua última diplomação, quando foi eleito pela primeira vez em 2018 pelo Partido Social Cristão (PSC), mas ressaltou que agora é um “homem diferente, por tudo que vi e vivi ao longo do primeiro mandato”.
“Sou muito grato a Deus e ao povo do Amazonas, que mais uma vez confiou em mim e me reconduziu ao cargo com nova marca histórica, de mais de um milhão de votos”, disse o governador.
Com mais de 80% das urnas apuradas, Wilson Lima é reeleito governador do AM tendo mais de 50% dos votos
TRE-AM aprova contas de Wilson Lima e Tadeu de Souza referentes à campanha eleitoral de 2022
Wilson afirma que chega ao seu segundo mandato “mais maduro”, conhecendo melhor e mais profundamente o estado do Amazonas. O chefe do executivo estadual destacou que espera contar com o apoio das instituições e da população, incluindo aqueles que não votaram em sua candidatura.
“Eu sou governador do estado do Amazonas, sou governador daqueles que não votaram e daqueles que votaram no governador Wilson Lima. Eu sou governador de todos”, disse.
Wilson pontuou ainda que ‘há um novo capítulo na história do Amazonas sendo escrito agora’ e que os ‘antigos caciques’ do estado ficaram para trás, em referência a políticos antigos que saíram derrotados do pleito de 2022, como o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) e o senador Eduardo Braga (MDB). O governador reeleito também destacou que é um homem de diálogo e que continuará assim para na condução dos próximos quatro anos.
Em meio a seu discurso, Wilson Lima aproveitou para reconhecer e exaltar a Justiça Eleitoral, o “instrumento mais forte que a gente tem para a consolidação do nosso processo democrático”, indo contra os questionamentos feitos por manifestantes e aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem Wilson foi aliado durante a campanha eleitoral.