*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O município de Presidente Figueiredo (distante 107 quilômetros de Manaus), é o primeiro do estado do Amazonas a oficializar o uso do software SMART (Spatial Monitoring and Report Tool, ou “Ferramenta de Monitoramento Espacial e Criação de Relatórios”, em português), que é um código aberto importado para o Brasil a fim de otimizar a coleta e o uso de dados sobre as áreas protegidas.
A inteligência artificial foi trazida pelo Fundo Mundial para Natureza (WWF – sigla em inglês). Além disso, a portaria, institucionalizando o uso da tecnologia de monitoramento e analise espacial como apoio as ações de avaliação, gerenciamento de atividades de campo, foi assinada no dia 1º dezembro pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Luiz Augusto Schwade.
Segundo o Augusto, os servidores da Semmas passaram por treinamento promovido pela equipe da WWF Brasil e secretaria de estado do Meio Ambiente (Sema) para operar a Smart. Agora, a plataforma de monitoramento ambiental foi implantada no município.
“É um passo importante para validação dos nossos dados e vai permitir que o município possa conhecer tanto o tamanho real da sua riqueza ambiental, quanto as ameaças que esse patrimônio sofre. Ter esse conhecimento é primordial para que a prefeitura do nosso município possa pleitear recursos para desenvolver seus projetos e ações de conservação e proteção ambiental”, disse Schwade.
Ainda de acordo com o secretário, através da ferramenta, é possível catalogar diversas atividades, possibilitando alertas em tempo real, o registro de vários tipos de informação em uma mesma base de dados e um olhar mais apurado para os problemas e ocorrências de determinada área.
Sobre a SMART
A Ferramenta de Monitoramento Espacial e Criação de Relatórios é um software de código aberto desenvolvido por agências e organizações de conservação ao redor globo preocupadas em melhorar a eficácia da gestão e proteção de áreas protegidas.
A ferramenta vem modificando muito o trabalho em parques da África, Filipinas, Vietnã, Camboja, Índia, Mongólia, Canadá, países andinos, em algumas cidades brasileiras e agora, em Presidente Figueiredo, no Amazonas.
*Informações: Assessoria de Comunicação