*Da Redação Dia a Dia Notícia
O levantamento da Economist Intelligence Unit (EIU) aponta que Manaus configura como a 155º entre as cidades com o mais alto custo de vida no ano de 2022, no ano passado a capital estava na posição 159. Dentre os 172 locais avaliados, Nova York e Cingapura aparecem no topo do ranking. Cidades brasileiras como Rio de Janeiro e São Paulo aparecem juntas na posição 137.
A pesquisa também mostra que os preços em moeda local aumentaram, em média, 8,1% nas maiores cidades do mundo, sendo o crescimento mais rápido em pelo menos 20 anos. De acordo com o relatório, isso reflete uma crise global de custo de vida provocada pela guerra na Ucrânia e as contínuas restrições da covid-19 na China.
Esta é a primeira vez que Nova York aparece no topo da lista, empatada com Cingapura, que costuma liderar o ranking e está no topo pela oitava vez em dez anos. No ano de 2021, o topo do ranking foi ocupado por Tel Aviv, que este ano configura no terceiro lugar.
A pesquisa foi realizada no período de 16 de agosto a 16 de setembro deste ano, e levou em consideração os preços de mais de 200 bens e serviços em 172 cidades em todo o mundo.
Globalmente, o relatório aponta que o maior impacto foi da alta da gasolina. Neste ponto, o estudo mencionou que no Brasil os preços caíram e que o governo “usou o controle da estatal petrolífera Petrobras para manter os preços baixos e aumentar os subsídios aos combustíveis este ano”.
Cidades com maior custo de vida:
- Cingapura;
- Nova York (Estados Unidos);
- Tel Aviv (Israel);
- Hong Kong;
- Los Angeles (Estados Unidos);
- Zurique (Suíça);
- Genebra (Suíça);
- San Francisco (Estados Unidos);
- Paris (França);
- Copenhagen (Dinamarca);
- Sydney (Austrália).
*Com informações do Portal 18 horas