*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O ícone do vôlei feminino, Maria Isabel Barroso Salgado, faleceu nesta quarta-feira (16) no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Ela disputou as Olimpíadas de Moscou, em 1980 e de Los Angeles, em 1984 no vôlei de quadra. Após isso, migrou para o vôlei de praia nos anos 1990, na qual se tornou uma das pioneiras mundiais da modalidade. A causa da morte ainda não foi divulgada.
A atleta que deixou cinco filhos e cinco netos fez parte da seleção feminina de vôlei que abriu as portas para a modalidade, nos anos 1980, ao lado de outras jogadoras importantíssimas: Vera Mossa e Jaqueline. Além disso, foi a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar numa liga estrangeira, na Itália, também em 1980, quando viajou para a Europa.
Embora nunca tenha conquistado um medalha olímpica, participou da equipe que foi a primeira da história do país a disputar grandes competições. Foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico.
ISABEL SALGADO 🏐
Um dos maiores nomes do esporte 🇧🇷 nos deixou esta manhã, aos 62 anos.
🥉 Pan 1979
2️⃣ @JogosOlimpicos 1980 e 1984Craque dentro e fora das quadras!
Vai fazer muita falta! 😢 pic.twitter.com/ExNd4I9tSL
— Time Brasil (@timebrasil) November 16, 2022
Podemos destacar que a atleta no início dos anos 1990 migrou de modalidade para a praia. Isabel participou de diversas etapas do Circuito Mundial e brasileiro entre 1993 e 2001, inclusive com ouro na etapa de Miami, nos EUA, em 1994. Suas parceiras foram Roseli , Jerusa, Tatiana Minello e Jaqueline.
É válido dizer que ela havia sido anunciada como integrante do grupo de esportes no governo de transição do presidente eleito Lula (PT).
Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/7M0c75PzLC
— Lula (@LulaOficial) November 16, 2022