*Da Redação Dia a Dia Notícia
O senador Omar Aziz (PSD-AM) passará a integrar a Comissão de Transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito no segundo turno das eleições de 2022. O parlamentar aceitou o convite do coordenador da transição, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), após uma conversa com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A interlocução foi necessária devido a Omar presidir a comissão de Segurança Pública do Senado. Com o convite de Alckmin, o senador precisará se afastar dos trabalhos na casa.
A informação foi confirmada pelo jornalista Dante Graça, do jornal A Crítica. Segundo a apuração, a experiência de Omar Aziz como chefe do executivo pesou na decisão de Alckmin em convidá-lo. O senador deve reunir-se com Lula ainda hoje ou na manhã desta quarta-feira (9/11), quando o presidente eleito chegará para participar do processo de transição.
A função de Omar dentro da comissão de transição só será definida após uma conversa com Lula e Alckmin. Apesar de se dispor para trabalhar em qualquer área, o senador tem mais afinidade com os setores da infraestrutura e segurança pública.
O fato de Omar Aziz passar a integrar a comissão de transição aumenta as chances e especulações sobre assumir um ministério no futuro governo Lula. Outros nomes da comissão já estão praticamente certos no primeiro escalão do governo, como a senadora e ex-presidenciável Simone Tebet (MDB), que atua na área de desenvolvimento social da transição; e o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), derrotado no segundo turno durante a disputa pelo governo de São Paulo.