*Da Redação do Dia a Dia Notícia
As ações brasileiras no exterior recuaram, como a Petrobras, que surgiu com queda de mais de 10% nas negociações, enquanto o dólar comercial subiu 1,60% por volta das 9h, nesta segunda-feira (31), após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais no Brasil.
A moeda americana, na ocasião, estava cotado a R$ 5,3870, nas primeiras reações do mercado financeiro. Analistas do mercado relataram que a vitória de Lula havia sido considerada no caso dos preços das ações, que fecharam em queda na última semana.
A reação dos ativos locais com à vitória de Lula deverá ser negativa, mas condicionada ao cenário externo. O mercado apresentava preferência a Bolsonaro, pois Lula não apresentou informações sobre os pilares econômicos do governo, de acordo com a Reuters.
Ações
A Petrobras nos Estados Unidos sofreu a maior perda, com queda de mais de 10% nas negociações de pré-abertura. O Banco Bradesco perdeu 5%. Os especialista pontuaram que o desempenho dos indicadores da economia mais importantes para medir a confiança dos investidores, que são Ibovespa, dólar e juros, dependerão das indicações do presidente eleito sobre a condução da economia e do respectivo ministério.
“Há um temor quanto ao futuro da economia do país dado que, obviamente, a revogação do teto de gastos aumentaria o risco fiscal”, comentou Jansen Costa, sócio da Fatorial Investimentos.
Durante o primeiro discurso do novo presidente petista, foi fortalecido a perspectiva de um “governo de coalizão”. É válido dizer que o professor Fernando Haddad (PT), poderá ser o novo ministro da pasta econômica.