*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O coronel Marcos Rocha (União) está matematicamente reeleito ao governo de Rondônia. Com 99% das urnas apuradas no estado, o atual chefe do executivo recebeu 52,54% dos votos válidos, derrotando o senador Marcos Rogério (PL), que recebeu 47,46% dos votos válidos. Ambos eram apoiadores ferrenhos do presidente Jair Bolsonaro (PL), que recebeu 70,64% dos votos válidos no estado de Rondônia.
As últimas pesquisas apontavam empate numérico de 47% entre os dois candidatos bolsonaristas. Marcos Rocha é seguidor fiel de pautas apoiadas pelo presidente Bolsonaro, como o agronegócio e o garimpo, que permeia todo o território rondoniense. Já Marcos Rogério fez parte da tropa de choque bolsonarista na CPI da Covid, atuando firmemente na defesa do presidente da República.
A máquina do estado pesou na disputa e deu vantagem a Marcos Rocha, que garante mais um estado nas mãos do União Brasil. Outro estado onde o partido venceu foi o Amazonas, dando vitória ao governador Wilson Lima (União). Contudo, Lula recebeu mais votos no território amazonense, cujo interior tradicionalmente vota em candidatos do Partido dos Trabalhadores.
O Amazonas e Rondônia eram os únicos estados da região Norte com disputas de segundo turno. Ainda na primeira rodada, os estados restantes elegeram:
- Acre – Gladson Cameli (PP)
- Pará – Helder Barbalho (MDB)
- Roraima – Antônio Denarium (PP)
- Amapá – Clécio Luís (Solidariedade)
- Tocantins – Wanderlei Barbosa (Republicanos)