*Da Redação Dia a Dia Notícia
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta quinta-feira (27/10) uma carta com propostas intitulada “Carta para o Brasil do Amanhã”. Nela, o petista apresenta 13 eixos que devem guiar seu possível governo a partir de 2023. Na questão ambiental, Lula ressaltou seu compromisso em zerar o desmatamento e reiterou a promessa de criar um ministério exclusivo para as questões indígenas.
“Nosso compromisso estratégico é buscar o desmatamento zero na Amazônia e emissão zero de gases do efeito estufa na matriz elétrica”, diz o ex-presidente na questão do desenvolvimento sustentável.
O petista afirma que irá apoiar o grande agronegócio de baixo carbono e a agricultura familiar com crédito, garantias e assistência. Lula também afirma que irá criar “o Ministério dos Povos Originários e revogar as medidas contrárias as populações indígenas e povos originários. Vamos reconstruir os órgãos de fiscalização e controle do desmatamento. Vamos acabar com o garimpo ilegal em terras indígenas”.
O ex-presidente afirma ainda que o Brasil precisa ser campeão mundial no enfrentamento a crise climática e no desenvolvimento socioambiental.
“Vamos construir um Brasil sustentável. O Brasil tem tudo para ser uma grande potência ambiental. Para isso, é preciso aproveitar a criatividade da bioeconomia e dos empreendimentos da sociobiodiversidade”, defendeu.
A carta também contém propostas já propagandeadas pela campanha de Lula como o imposto de renda zero para quem ganha até R$ 5 mil e uma nova legislação trabalhista, em substituição à reforma aprovada em 2017.
Confira a carta na íntegra aqui.