* Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
A uma semana do segundo turno das eleições de 2022, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) intensificam a agenda de campanha em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. No primeiro turno, Bolsonaro ficou à frente de Lula no estado paulista, obtendo 47,71% dos votos válidos contra 40,89% do petista.
Durante esta manhã, o presidente da República esteve na Igreja Mundial do Poder de Deus em São Paulo, do apóstolo Valdemiro Santiago. Em discurso, Bolsonaro distorceu um decreto de combate a desigualdade de gênero, editado por Lula no ano de 2009.
“Entre outras propostas [do decreto de Lula], lá estava claramente buscar a desconstrução da heteronormatividade. Ou seja, a destruição da família”, afirmou.
O presidente ainda pediu que os fiéis pesquisassem sobre o PNDH3, Programa Nacional de Direitos Humanos, que lista medidas de combate à desigualdade de gênero, raça e à LGBTfobia. O documento possui o objetivo estratégico de garantir o respeito à livre orientação sexual e identidade de gênero. Contudo, a versão da campanha de Bolsonaro usou o termo “ideologia de gênero”, termo falso usado para criar pânico moral nas questões voltadas à população LGBTQIA+.
“O outro lado perverte as nossas crianças. Não tem respeito com as criancinhas. Isso está no decreto de 2009. Quem era o presidente em 2009? Acho que todo mundo sabe quem era.”, disse Bolsonaro, associando o combate à LGBTfobia à corrupção de crianças.
O presidente participa ainda hoje de uma sabatina na Record, às 21h30 (horário de Brasília). Originalmente ocorreria um debate, mas Lula afirmou que não participaria. Devido a isso, o presidente será entrevistado por cerca de uma hora.
Em live com Bolsonaro, Neymar diz que apoio é retribuição por ajuda no ‘pior momento’ de sua vida
Na reta final da campanha, Lula e Bolsonaro cumprem agenda e prometem aumento salarial e mais universidades
TSE desmente André Valadão, após pastor gravar vídeo se retratando por espalhar fake news sobre Lula
Entrevista em podcast
Em sua agenda, Lula divulgou atendimento à imprensa na cidade de São Paulo a partir das 12h deste domingo. O atendimento será transmitido pelas redes sociais do ex-presidente. Até o momento, não ocorreu nenhuma transmissão.
A campanha do ex-presidente tem concentrado seus esforços no Sudeste do país. Recentemente, Lula cancelou uma viagem à Manaus e realizou agenda de campanha em Minas Gerais, onde enfrenta as tentativas de virada do governador reeleito Romeu Zema (Novo), aliado do presidente Jair Bolsonaro no segundo turno. No primeiro turno, o petista recebeu 48,29% dos votos válidos no estado contra 43,60% do atual presidente, números bastante semelhantes ao cenário nacional (48,43% para Lula e 43,20% para Bolsonaro).
Às 20h30 (horário de Brasília), Lula troca o debate com Bolsonaro na Record por um bate-papo com influenciadores digitais no podcast Desce a Letra, dos youtuber Cauê Moura e Load.