*Da Redação Dia a Dia Notícia
A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss (47), renunciou ao cargo em pronunciamento feito na manhã desta quinta-feira (20). A premiê ficou apenas 45 dias no cargo.
“Reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador. Portanto, falei com Sua Majestade o Rei para notificá-lo de que estou renunciando ao cargo de líder do Partido Conservador”, afirmou.
"I cannot deliver the mandate on which I was elected by the Conservative Party"
UK Prime Minister Liz Truss resignshttps://t.co/O5kO1WJ4tY pic.twitter.com/Gq6FtOGNIP
— BBC Breaking News (@BBCBreaking) October 20, 2022
Truss afirmou que permanecerá no cargo até que um novo primeiro-ministro seja eleito.
“Esta manhã encontrei o presidente do Comitê de 1922, Sir Graham Brady. Concordamos que haverá uma eleição de liderança a ser concluída na próxima semana. Isso garantirá que continuemos com um nome para entregar nossos planos fiscais e manter a estabilidade econômica e a segurança nacional do nosso país. Permanecerei como primeira-ministro até que um sucessor seja escolhido”, disse.
Essa é a segunda renúncia de um primeiro-ministro britânico em pouco mais de três meses. O antecessor de Truss, Boris Johnson, renunciou ao cargo em 7 de julho, depois de perder o apoio de seu partido, assim como a primeira-ministra.
Na quarta-feira (19), a ministra do Interior do Reino Unido, Suella Braverman, renunciou ao cargo. Na última sexta-feira (14), Truss demitiu o então ministro das Finanças Kwasi Kwarteng, depois do país entrar em crise por causa do plano econômico da primeira-ministra.