*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi ao debate deste domingo (16) usando um broche em homenagem à Campanha Nacional de Mobilização de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O debate é organizado pelo Uol, TV Bandeirantes, TV Cultura e Folha S. Paulo.
O símbolo da campanha é uma flor amarela, a mesma usada por Lula na noite deste domingo. O slogan da campanha é “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”.
Lula decidiu usar o adereço um dia depois de viralizar um vídeo com uma entrevista de Bolsonaro a um podcast na sexta-feira (14). Na ocasião, Bolsonaro se referiu a um encontro com venezuelanas dizendo que havia adolescentes “arrumadas para ganhar a vida”, insinuando prostituição infantil. Também disse que “pintou um clima” e decidiu parar no local. Em outro momento, Bolsonaro afirmou que as jovens venezuelanas estavam ali “pra fazer programa”.
Ao chegar no debate contra Bolsonaro (PL), Lula já havia mencionado o episódio, onde disse que Bolsonaro agiu de má fé e que deveria ter respeitado as mulheres venezuelanas.
“É a molecagem que é feita sempre que ele pode. Ele é assim, parece que nasceu assim e vai terminar a vida assim, zombando de coisas sérias”, disse Lula.
Já Bolsonaro, ao ser questionado sobre o que quis dizer com a expressão “pintou um clima”, o candidato desconversou e disse que usa a fala em outros contextos. Sobre ter insinuado que as jovens venezuelanas estariam se prostituindo, o presidente disse que “não fez acusação direta de nada”.