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Acenando para eleitorado conservador, campanha de Lula relembra criação do “Dia Nacional do Evangélico”

Favorito do pleito, Lula (PT) tenta um terceiro mandato presidencial em sua sexta candidatura ao cargo. Foto: Douglas Magno/AFP
*Da Redação Dia a Dia Notícia

A campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem acenado para o eleitorado evangélico há duas semanas do primeiro turno. Segundo levantamentos eleitorais, esse público, em sua maior parte, apoia a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Visando conquistar essa parcela mais conservadora da população, a campanha do petista tem divulgado feitos do governo Lula, como a criação do Dia Nacional do Evangélico, comemorado em 30 de novembro.

A comunicação do candidato do Partido dos Trabalhadores afirma que, por ser “estadista de democrata, o ex-presidente evita visitar cerimônias religiosas em períodos eleitorais, exatamente por entender que a religião pertence ao sagrado e não pode ser usada para buscar votos”.

Para o ex-presidente, cabe ao Estado criar condições para que a população possa exercer toda crença e que “nenhuma deve ser desrespeitada”. Uma das medidas divulgadas foi a lei 12.328/2010, que instituiu o Dia Nacional do Evangélico, relembrando que a data é feriado em algumas localidades do Brasil. Outras medidas tomadas durante o governo Lula foram:

  • a sanção da lei 10.825/2003, que reconheceu as organizações religiosas como instituições privadas, o que proibiu qualquer intromissão por parte do Estado;
  • a instituição do Dia Nacional da Marcha para Jesus;
  • e a instituição do Dia Nacional da Proclamação do Evangelho;
Foto: Divulgação

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