*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Prefeitura de Manacapuru tem se recusado a receber o programa Ilumina + Amazonas, do Governo do Estado, que prevê a instalação de 5,5 mil lâmpadas de LED para modernizar a iluminação pública da cidade. O programa já chegou a 60 dos 62 municípios amazonenses, no entanto, o município de Manacapuru e também Fonte Boa têm ignorado os ofícios do governo estadual para autorizar o início do processo de instalação do programa.
Ao que tudo indica, a recusa tem motivação política, uma vez que os prefeitos dessas cidades Beto D’Ângelo (Manacapuru) e Gilberto Lisboa (Fonte Boa) fazem oposição ao governo Wilson Lima (UB) e são apoiadores de Eduardo Braga (MDB), candidato que disputa o segundo turno com o atual governador.
O programa de modernização da iluminação pública é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Amazonas. A substituição das lâmpadas de vapor metálico, vapor de sódio e mistas por luminárias de LED garante economia aos cofres públicos dos municípios, uma vez que a nova tecnologia permite a redução no consumo de energia em até 60%.
Em Manacapuru, o projeto prevê a instalação de 5,5 mil lâmpadas, todas LED. Já Fonte Boa receberia 1,5 mil luminárias.
O programa começou a ser executado no primeiro semestre deste ano, antes mesmo da campanha política. Como os municípios não mostraram interesse no programa, o governo do Amazonas enviou ofícios solicitando autorização para o início do projeto. Por exemplo, Manacapuru foi informado do projeto no dia 4 de agosto, mas não respondeu. Outro ofício foi enviado ao município na semana passada, dia 7, mas, quase uma semana depois, a prefeitura local não manifestou interesse. A Prefeitura de Fonte Boa foi provocada no dia 6, também na semana passada, mas também não respondeu.
Leia mais: Cidades turísticas do Amazonas ganham novo visual com iluminação pública de LED