Search
booked.net
Search
Close this search box.

Não eleitos, Marcelo Ramos e Delegado Pablo ainda podem voltar à Câmara como suplentes

*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia

Com todas as urnas do Amazonas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou os oito novos deputados federais. Desses, quatro conseguiram a reeleição: Alberto Neto (PL), Silas Câmara (Republicanos), Sidney Leite (PSD) e Átila Lins (PSD). Entre os deputados eleitos em 2018, dois não se reelegeram, mas ficaram na condição de suplentes: Marcelo Ramos (PSD) e Delegado Pablo (União). Os únicos atuais parlamentares que estarão definitivamente fora do legislativo em 2023 são Zé Ricardo (PT) e Bosco Saraiva (Solidariedade).

Marcelo Ramos passou à condição de suplente do Partido Social Democrático devido a ter recebido menos votos que os outros dois candidatos da legenda que conseguiram as vagas: Sidney Leite e Átila Lins. Sidney foi reeleito com 102.181 votos, enquanto Átila recebeu 102.401. Marcelo Ramos, por sua vez, recebeu 74.387 votos válidos.

O mesmo ocorreu com o delegado Pablo Oliva, que recebeu 43.521 votos. Os candidatos mais votados do União Brasil, e que portanto ficaram com as vagas, foram os deputados estaduais Saullo Vianna e Fausto Júnior.

Caso algum dos atuais deputados do União Brasil deixe a Câmara para se candidatar a outro cargo, ainda assim o Delegado Pablo não assumiria uma vaga. O primeiro suplente do partido é o ex-deputado Pauderney Avelino. Pablo só assumiria uma cadeira caso Saullo Vianna e Fausto Júnior deixassem a Câmara em conjunto.

Marcelo Ramos é o que mais teria chances de recuperar sua cadeira na Câmara. Terceiro mais votado do PSD, o futuro ex-deputado poderia voltar ao legislativo federal caso Sidney Leite ou Átila Lins deixassem os cargos, seja por motivos pessoais ou para disputar outro cargo nas eleições de 2024.


Com votos de última hora, Aleam tem Abdala reeleito e Dan Câmara como deputado estadual; veja todos os nomes
Confira a lista dos deputados federais campeões de voto no país nas eleições 2022
Aleam: Conheça quem são os deputados estaduais mais votados do Amazonas

Fora do Congresso

Os deputados federais Zé Ricardo e Bosco Saraiva não estarão na Câmara Federal em 2023. Apesar de o petista ter conquistado 89.017 votos, mais de mil votos acima de Fausto Júnior, não conseguiu ser eleito devido à sua federação não superar o quociente eleitoral. A federação formada por PT, PCdoB e PV conquistou 114.667 votos, abaixo do Avante (141.622 votos) e do PL (234.488) votos.

O quociente é calculado dividindo-se o número de votos válidos pelo de vagas disponíveis. Neste ano, foi de aproximadamente 247 mil votos.

Já o deputado Bosco Saraiva escolheu não disputar a reeleição pela Câmara Federal, preferindo concorrer à uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Contudo, seu partido, o Solidariedade, não superou o quociente eleitoral da Aleam, que neste ano foi de 82 mil votos para cada partido. O resultado foi que nenhum parlamentar do Solidariedade, incluindo Bosco, o mais votado da legenda, conseguiu uma vaga no legislativo estadual.

As novas composições na Aleam e na Câmara Federal começam seus trabalhos em janeiro de 2023.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.