Search
booked.net
Search
Close this search box.

Justiça eleitoral do Amazonas recebe mais de 70 denúncias de propaganda irregular

Presidente Jorge Lins afirma que Eleições ocorrem dentro da normalidade em todo o Estado

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) recebeu mais de 70 denúncias de propaganda irregular até 12h deste domingo (02). A informação foi confirmada pelo presidente do órgão, desembargador Jorge Lins, durante a segunda coletiva de imprensa realizada no início da tarde.

 

De acordo com o presidente, todas as denúncias estão sendo acompanhadas e sofrerão as sanções cabíveis, à medida que forem confirmadas. Uma das principais denúncias dizem respeito ao derramamento de “santinhos” pelas ruas da capital. “Infelizmente, esse tipo de problema é recorrente em todas as eleições, apesar das sanções previstas para esse tipo de conduta, mas estamos acompanhado caso a caso. E os candidatos serão notificados a prestar esclarecimentos”, explicou Jorge Lins.

 

Na avaliação dele, a pleito deste ano segue dentro da normalidade. “Não identificamos nenhum problema que pudesse afetar a votação. Nós observamos que o maior pico de eleitores foi entre às 9h e 9h30, mas dentro do esperado para uma eleição que vai terminar mais cedo. Estamos em boa marcha”, destacou.

 

Segundo o novo boletim, até o momento, 43 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas, sendo 13 na capital e 30 no interior do Estado.

Forças de Segurança

A coletiva também contou com a participação do secretário de Segurança Pública, general Mansur, superintendente da Polícia Federal, Eduardo Fontes, e do representante do Instituto de Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Stanley Ventilare.

Conforme a SSP, mais de 6 mil agentes da Segurança Pública estão atuando em todo Estado, para assegurar o pleno andamento das eleições deste ano, com policiamento reforçado nos locais de votação e nas ruas, e fiscalizações desde a madrugada para acompanhar o cumprimento da “Lei Seca”.

Segundo Mansur, no período da manhã, apenas 13 ocorrências policiais foram registradas no interior, relacionadas a crimes eleitorais. Além disso, 13 estabelecimentos comerciais foram fechados por descumprirem o decreto da Lei Seca. “De modo geral, não tivemos nenhuma ocorrência de grande vulto que pudesse prejudicar o pleito”, salientou.

O superintendente da PF, Eduardo Fontes, falou da importância da integração das forças de segurança, destacando que o trabalho preventivo de fiscalização e repressão realizado nos últimos dias impactou positivamente na redução de crimes eleitorais neste domingo. “Nós intensificamos as ações nos portos e aeroportos e por isso, hoje, temos um número menor comparado com pleitos passados. Também temos usados muita tecnologia para combater crimes eleitorais e estamos verificando todas as denúncias quem chegam até nós”, disse.

No trânsito, aproximadamente 300 homens do IMMU estão atuando em toda a capital para fluidez próximo aos locais de votação e nas vias de maior fluxo. Segundo o Instituto, a movimentação no trânsito também é considerada tranquila e sem ocorrências graves até o momento.

*Com informações da assessoria de imprensa 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.