*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Os eleitores com deficiência física ou dificuldade para mobilidade poderão ter ajuda de uma pessoa de sua escolha no momento em que votará neste domingo (02), em todo o Brasil.
Se caso isso não tenha sido solicitado à juíza ou ao juiz eleitoral antecipadamente, ainda assim, poderá receber o auxílio.
Além disso, as urnas em 2022 terão legenda em Libras para surdos. No caso dos cegos, será disponível o sistema em Braille, identificação da tecla 5 nos teclados do aparelho, e fones de ouvido para que eleitores com baixa visão, afim de receber sinais sonoros sobre o número escolhido e o retorno do nome do candidato em voz sintetizada.
Sistema de voz
Este recurso será voltado para eleitores com deficiência visual, e já foi desenvolvido para o próximo período eleitoral. Nesse momento, está considerado melhor a qualidade geral do áudio, de acordo, com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pois serão falados os nomes de suplentes e vices. Ademais, será possível cadastrar um nome fonético.
Transporte
Sobre o transporte público, haverá reforço na frota de ônibus para atender os eleitores, inclusive os que possuem dificuldade de mobilização. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informou que haverá 356 fiscais atuando para orientar a população.
A gratuidade no transporte público urbano, do tipo convencional, será das 4h às 18h. A frota será de 1.149 ônibus para o domingo de eleição, com veículos que devem incluir cadeiras especiais e elevações nas portas, para cadeirantes.