*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi confrontado por Simone Tebet (MDB) sobre as queimadas, e disse que as as mudanças climáticas que ocorrem no pantanal e na Amazônia são resultados de situação periódicas que ocorrem corriqueiramente. O debate ocorreu nessa quinta-feira (29), na TV Globo.
A candidata colocou Jair como o “pior presidente” na questão, durante a fala, e disse que as queimadas aumentaram nos últimos 15 anos. Em resposta, o presidente apontou que a preservação da floresta ocupa 2/3 da totalidade da região.
“No corrente ano, não tivemos notícias de incêndios nem no seu Pantanal e nem na Floresta Amazônica, a não ser o que acontece quase que corriqueiramente”, disse Bolsonaro
De acordo com os dados do Inpe, início do ano até o início de setembro, apontou 61.359 focos de queimadas na área da Amazônia Legal, que seria um recorde nos referidos meses, em relação ao período dos últimos 10 anos.
O candidato ainda ressaltou que isso é uma guerra de narrativas e interesses políticos, além de Tebet estar frustrada pois Tereza Cristina teria roubado a vaga da mesma no Senado.