Search
booked.net
Search
Close this search box.

Eleição 2022 tem mais de 70 candidatos ligados à mineração e ao garimpo de ouro

Entre 2019 e 2020, 49 toneladas de ouro foram extraídas de áreas com evidências de irregularidades, como Terras Indígenas e Unidades de Conservação, segundo estudo da UFMG; 90% vieram da Amazônia.

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

A expansão do garimpo ilegal durante o mandato de Jair Bolsonaro terá reflexo nas eleições de 2022. Este ao ano, pelo menos 79 candidatos são ligados, direta ou indiretamente, à atividade garimpeira e à mineração de ouro. O partido com mais nomes é o PL, o mesmo do atual presidente da República, com 17, seguido da União Brasil, com oito. O levantamento foi feito pela Folha de São Paulo.

A lista inclui postulantes a todos os cargos, com exceção de 2º suplente ao Senado. Os nomes mais proeminentes concorrem por regiões como Pará e Roraima, onde a extração ilegal é mais forte, e se associam à imagem de Bolsonaro, que também foi contabilizado no levantamento.

A lista de candidatos pró-garimpo inclui ainda políticos que buscam a reeleição, como os deputados Joaquim Passarinho (PL-PA), José Medeiros (PL-MT) e Silas Câmara (Republicanos-AM).

*A reportagem é da Folha de São Paulo. 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.