*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) aprovou a candidatura do senador Eduardo Braga (MDB) e rejeitou inteiramente a chapa do partido Agir, formada por Nair Blair e Rita Nobre. Os dois estavam entre as três últimas candidaturas ao governo do Amazonas que ainda não haviam sido julgadas. O ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos) ainda está com sua candidatura pendente.
Na manhã desta segunda-feira (12/9), o senador emedebista postou em suas redes sociais um trecho da decisão que avalizou sua candidatura. O documento assinado pelo desembargador eleitoral Victor André Liuzzi Gomes afirma que não se vislumbrou “qualquer irregularidade” que impeça Braga de concorrer ao governo do Amazonas.
“Ante o exposto, DEFIRO o pedido de registro de candidatura do candidato CARLOS EDUARDO DE SOUZA BRAGA, para concorrer ao cargo de GOVERNADOR sob o número 15 e o nome EDUARDO BRAGA”, conclui o documento.
A candidata a vice na chapa de Braga é Anne Moura (PT), que já havia sido aprovada pela Justiça Eleitoral do Amazonas.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Eduardo Braga (@eduardobraga_am)
Rejeição de Nair Blair
Por outro lado, as candidaturas de Nair Blair e sua vice Rita Nobre foram indeferidas pela Justiça Eleitoral. Em nota, Nair afirmou que o TRE-AM rejeitou o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários que validava sua chapa.
Pivô da cassação de José Melo (Pros) e Henrique Oliveira em 2017, a empresária afirmou que irá recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral.
O demonstrativo foi rejeitado porque o Agir não cumpriu os prazos previstos na legislação eleitoral. O Ministério Público Eleitoral informou que o documento deveria ter sido apresentado um dia depois da convenção da legenda, ocorrida em 24 de julho, mas só foi enviada 12 dias depois.
“Ante o exposto, em consonância com a manifestação da Procuradoria Eleitoral, somos pelo indeferimento do registro de candidatura de Nair Queiroz Blair ao cargo de governador (sic) nas eleições de 2022 e por consequência julgo extinta por ausência de interesse processual a ação de impugnação de registro de candidatura”, diz a decisão do TRE-AM.
O último candidato que ainda está pendente de julgamento é Henrique Oliveira. A Justiça Eleitoral tem até o dia 15 para validar ou rejeitar a candidatura do ex-vice-governador. Todos os outros candidatos já estão aprovados:
- Wilson Lima (União);
- Amazonino Mendes (Cidadania);
- Carol Braz (PDT);
- Ricardo Nicolau (Solidariedade);
- e Israel Tuyuka (PSol).