*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O levantamento do instituto Datafolha divulgou uma nova pesquisa eleitoral onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança, com 45% das intenções de voto. É o mesmo percentual divulgado na última pesquisa em 1º de setembro. Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou positivamente, passando de 32% para 34%, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. A pesquisa também apontou uma queda de Ciro Gomes (PDT) e o estacionamento das intenções de voto de Simone Tebet (MDB).
O ex-ministro saiu de 9% para 7%, perdendo os votos que teria ganho no levantamento anterior. Já a senadora emedebista estacionou nos 5% de preferência do eleitorado. Os dois maiores representantes da terceira via estão empatados tecnicamente.
A senadora Soraya Thronicke (União) pontuou 1% na pesquisa eleitoral, assim como o coach Pablo Marçal (Pros), que teve sua candidatura cancelada pelo partido. Os outros candidatos ao pleito não pontuaram:
- Felipe D’Ávila (Novo);
- Vera Lúcia (PSTU);
- Leo Péricles (UP);
- Sofia Manzano (PCB);
- Constituinte Eymael (DC);
- e Padre Kelmon (PTB).
A pesquisa apontou uma possível migração de votos de Ciro Gomes para Jair Bolsonaro, já que os votos em branco e nulos (4%) e os indecisos (3%) não mudaram desde a última divulgação.
Rejeição
A pesquisa Datafolha apontou que 51% dos eleitores afirmam não votar em Bolsonaro de forma algum. O ex-presidente Lula continua sendo o segundo mais rejeitado, com 39% dos eleitores não cogitando votar no petista.
Ciro Gomes manteve 24% de rejeição, seguido por Simone Tebet e Soraya Thronicke, ambas rejeitadas por 14% dos entrevistados. Vera Lúcia, Leo Péricles e Felipe D’Ávila possuem cada um 13% de rejeição. Padre Kelmon é rechaçado por 12% do eleitorado, herdando metade da rejeição de Roberto Jefferson. Os menos rejeitados são Sofia Manzano e José Maria Eymael, com 11% do eleitorado afirmando que não votariam neles.
1% dos entrevistados afirmou rejeitar todos os candidatos, 1% não rejeita nenhum e 3% não soube responder ao questionamento.