*Da Redação Dia a Dia Notícia
Neste domingo (4), Moisés Prestes Dray uma das figuras folclóricas de Parintins faleceu aos 91 anos. Dray era um dos parintinenses mais conhecidos e apaixonado pelo boi-bumbá Caprichoso, morreu vítima de um câncer. Era figura cativa nas apresentações do Caprichoso, fundado por seu tio Gonzaga.
Dray tinha orgulho de ser o primeiro marujeiro, pioneiro da hoje reconhecida Marujada de Guerra, do ritmo do Caprichoso. Tocava uma frigideira e ajudava a animar o bumbá nos seus primórdios.
Filho de José Dray e dona Maria de Nazaré Prestes, uma das matriarcas da cidade, Dray colecionava histórias típicas. Sabia tudo do passado parintinense e de seus moradores. Foi um dos primeiros entrevistados, quando o Caprichoso resolveu resgatar a alma típica da cidade, com drops de vídeos que intitulou “Uma dose Caprichoso”. Contou a história do “bode da maçonaria”, uma das mais deliciosas “lendas” da cidade.
Nas redes sociais, o perfil oficial do Caprichoso publicou uma nota lamentando a morte de seu sócio fundador.
“De sorriso fácil, de papo descontraído e com lindas histórias para contar, foi um dos marujeiros mais atuantes na história do nosso festival. Em Parintins, contribuiu com a construção do Colégio do Carmo e também do Banco do Brasil. Descendentes de judeus seu Dray também era tio do presidente Jender Lobato”.
Dray deixa a esposa Ivanete e cinco filhos, o corpo está sendo velado na funerária do Irio, em Parintins, e o sepultamento deve acontecer amanhã (05/09), pela manhã.