*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O levantamento do instituto Datafolha divulgou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança do pleito de 2022, com 45% das intenções de voto. A pesquisa ocorre após as entrevistas no Jornal Nacional e o debate promovido pela Band TV. O petista oscilou negativamente dentro da margem de erro, saindo de 47% para o atual número. O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue na vice-liderança, estacionado nos mesmos 32% de intenção de voto da pesquisa anterior. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) cresceram nas intenções de voto, sendo os mais bem cotados da chamada terceira via.
O ex-ministro trabalhista cresceu dois pontos, passando de 7% para 9% das intenções de voto, dentro da margem de erro. A senadora sul-mato-grossense saiu de 2% para 5% das intenções de voto, crescendo acima da margem de erro. Os dois candidatos, principalmente Tebet, se beneficiaram da exposição no debate eleitoral realizado no último domingo (28/08).
Ipec: pesquisa eleitoral mostra estabilidade de Lula e Bolsonaro depois de debate na TV
Primeiro debate eleitoral tem foco na mulher, corrupção e ataques de Bolsonaro contra jornalista
Aliado de Lula e ex-ministro de Bolsonaro batem boca nos bastidores de debate eleitoral
Soraya Thronicke (União), Felipe D’Ávila (Novo) e Pablo Marçal (Pros) pontuaram 1% no levantamento. Vera Lúcia (PSTU), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Constituinte Eymael (DC) não pontuaram. Roberto Jefferson (PTB) aparece no levantamento, sem pontuar, mas teve sua candidatura anulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os entrevistados que afirmaram votar branco ou nulo caiu de 6% para 4%, enquanto 2% continuam afirmando que não sabem em quem votar.
Rejeição
O presidente Jair Bolsonaro é o candidato mais rejeitado da pesquisa. A rejeição ao atual chefe do executivo e candidato à reeleição chegou a 52%. Lula é o segundo mais rejeitado, com 39% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma.
Roberto Jefferson é o terceiro candidato mais rejeitado, com 25% afirmando que não votariam no candidato. O petebista é seguido pelo ex-ministro Ciro Gomes, que possui 24% de rejeição no eleitorado. Vera Lúcia, relativamente desconhecida, é rejeitada por 15% dos entrevistados.
Felipe D’Ávila, Simone Tebet e Léo Péricles empatam com 14% de rejeição. Soraya Thronicke e Sofia Manzano vem em seguida, com 13%. O último da lista é José Maria Eymael, com 12% de rejeição.
14% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Pablo Marçal, que teve sua candidatura retirada pelo Pros.