Search
booked.net
Search
Close this search box.

FVS confirma cinco novos casos de varíola dos macacos no Amazonas e descarta três casos suspeitos

Foto: Ilustrativa/Istock
*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informaram a confirmação de cinco novos casos de varíola dos macacos no estado. Os pacientes são quatro homens e uma mulher, todos residentes da capital Manaus. Outros três casos suspeitos foram descartados após exames em laboratório.

Os quatro pacientes homens com confirmação para o vírus monkeypox estão na faixa etária de 20 a 30 anos. O início dos sintomas ocorreu entre os dias 20 e 22 de agosto de 2022. Os principais sintomas informados foram febre, cefaleia (dor de cabeça), erupção cutânea, dor nas costas, fraqueza e lesões na boca. Os casos foram notificados entre os dias 24 e 27 de agosto.

A paciente feminina também está na faixa etária de 20 a 30 anos. Segundo a FVS, os sintomas iniciaram em 23 de agosto e a notificação foi feita três dias depois. A paciente apresentou lesões na boca, inchaço dos gânglios, dor de garganta e fraqueza.

Nenhum dos pacientes precisou ser hospitalizado. Todos seguem estáveis, em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs-AM).

Terceira vítima: homem infectado com varíola dos macacos morre no interior do Rio de Janeiro
Anvisa autoriza uso emergencial de kits para diagnóstico de varíola dos macacos

Dados gerais

O Amazonas passa a ter 27 casos confirmados da doença com os novos dados. Outros 21 casos ainda estão sob suspeita e 46 foram descartados. Um dos casos suspeitos está hospitalizado, porém estável, sendo monitorado pela vigilância hospitalar. Dos 27 casos confirmados, 25 (93%) eram do sexo masculino e 02 (7%) do sexo feminino, com mediana de idade de 29 anos.

As principais medidas de prevenção para a população são:

  • Evitar contato íntimo ou parcerias sexuais desconhecidas, assim como evitar parcerias múltiplas;
  • Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas;
  • No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar as suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;
  • Em casos suspeitos, ficar em isolamento até o resultado laboratorial;
  • Em casos confirmados, manter isolamento até total cicatrização das lesões;
  • Medidas adicionais devem ser mantidas para os casos suspeitos ou confirmados, como higiene das mãos com frequência e não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, roupas ou roupas de cama.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.