*Da Redação Dia a Dia Notícia
O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o Museu da Amazônia (Musa) em Manaus na tarde desta quarta-feira (31). Durante a visita, o ex-presidente se reuniu com lideranças indígenas e falou sobre colocar representantes indígenas em posições de poder e a criação do Ministério dos Povos Originários caso seja eleito.
“Eu estou convencido de que é preciso que se abra espaço para que os povos originários decidam um pouco a sua própria vida […] Se tudo der certo nesse processo eleitoral, a gente vai criar o Ministério dos Povos Originários para que a gente possa permitir que aqueles que estavam aqui antes de nós possam ter a responsabilidade maior de cuidar da preservação do nosso ecossistema, dos biomas, e sobretudo da preservação da Amazônia”, afirmou Lula.
View this post on Instagram
Uma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)
Lula falou também sobre fortalecer institutos de pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis na Amazônia e órgãos ambientais. Além disso, o ex-presidente defendeu também a soberania da Amazônia e falou sobre a possibilidade de convidar a comunidade científica internacional para explorar de forma sustentável a floresta.
“O Ibama vai voltar a funcionar […] Nós vamos ter que pegar instituto como o Inpa, fortalecê-lo muito, contratar mais pesquisadores, fazer parceria com universidades estrangeiras”, disse,
O indígena Tikuna Sinesio Trovão da vila Betânia, localizada no Alto Solimões, disse que a principal reivindicação do povo é a construção de um hospital indígena. “Já é o momento do governo federal construir hospital específico para a população indígena do Amazonas. Nós temos sete distritos aqui, muita gente sofre”, afirmou.