*Da Redação Dia a Dia Notícia
São falsas as informações que circulam em sites de notícias de que o Governo do Amazonas negou apoio de Saúde para o Festival de Cirandas no município de Manacapuru (a 63 quilômetros de Manaus). O evento contou com ambulâncias e equipe médica, tanto da Secretaria de Saúde (SES-AM) quanto do Corpo de Bombeiros, além de insumos e medicamentos enviados pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).
Na noite desse domingo (28/08), logo após o acidente com guindaste que deixou 23 pessoas feridas, a Secretaria de Saúde enviou ainda dez ambulâncias ao município para trazer parte dos feridos para a capital. A ação foi acompanhada pelo secretário da SES-AM, Dr. Anoar Samad.
“Temos um plano de contingência para determinados eventos. No momento em que fomos demandados, enviamos ambulâncias UTIs para o local, pois a necessidade do momento era o transporte para a capital. O primeiro atendimento é importantíssimo e foi feito com maestria impressionante”, afirmou.
Segundo o secretário, os atendimentos em Manaus foram divididos entre os Hospitais e Prontos-Socorros João Lúcio, 28 de Agosto e Platão Araújo.
Estrutura
Um Centro Integrado de Comando e Controle foi montado para o 24º Festival de Cirandas, mobilizando órgãos de Segurança, como Polícias Civil e Militar, e Corpo de Bombeiros, profissionais da SES-AM e da Secretaria de Cultura. As equipes fizeram o pronto atendimento das vítimas, que foram encaminhadas inicialmente para a unidade local de saúde.
Em atendimento à solicitação da Unidade Mista de Manacapuru, a Central de Medicamentos enviou materiais e medicamentos para o município, desde agulhas descartáveis a medicamentos utilizados em cirurgias nas UTIs. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas também estava com um aparato de pronto atendimento voltado especificamente para o evento.
Festival não terá títulos
A Comissão Organizadora e a Comissão Julgadora do Festival de Cirandas de Manacapuru informam que a 24ª edição do evento não terá o título de campeão, deixando de assumir o âmbito competitivo. A decisão acontece em decorrência do acidente com os integrantes da Ciranda Flor Matizada, no domingo (28/8).
As notas dos jurados da apresentação da Ciranda Guerreiros Mura da sexta-feira (26/8), Ciranda Tradicional do sábado (27/8), além da Ciranda Flor Matizada, foram incineradas no 9° Batalhão de Polícia Militar, em Manacapuru, nesta segunda-feira (29/8). A decisão desfaz ainda o título de honra previsto para a Tradicional, que não conseguiu concluir a apresentação que foi interrompida após forte chuva.
Em documento, a Comissão de Jurados e a Comissão Organizadora do festival presta os profundos sentimentos e demonstração de respeito à comunidade artística da região.